Destaque Superior 150px

Indústria demonstra otimismo com retomada de construções e discute desafios a serem enfrentados

A 17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima trouxe um cenário de otimismo com a perspectiva de novas frentes de trabalho e desafios que vão desde o fortalecimento do marco regulatório e políticas adequadas de conteúdo local até melhores condições de financiamento, capacitação e um olhar antenado com o processo de transição energética que está em curso no mundo. Leia mais

01/11/2023|Seção: Destaque Superior 150px, Notícias da Semana|Tags:, |

O conteúdo local não pode ser criminalizado, diz Ricardo Ávila, diretor da Ecovix

Segundo ele, a indústria brasileira de construção offshore praticamente inexistiu nos últimos cinco anos, mas a sinalização de que a Petrobras e a Transpetro pretendem retomar o conteúdo local deve alavancar novos projetos nos estaleiros nacionais. Leia mais

Nota do SINAVAL

Estamos publicando hoje um estudo preparado pelo SINAVAL com um resumo histórico da Indústria Naval e Offshore brasileira, sua situação atual e as perspectivas futuras, considerando as propostas de medidas governamentais necessárias à recuperação das empresas do setor e à retomada da trajetória anterior a 2015, ano a partir do qual o crescimento notável dessa indústria foi interrompido.
Como é de conhecimento geral, a redução do nível de atividade dos estaleiros brasileiros acarretou sérios prejuízos às empresas do segmento e a milhares de trabalhadores, inclusive nas indústrias fornecedoras de materiais e equipamentos nacionais.
O estudo representa, na visão do SINAVAL, uma oportunidade para reflexão sobre o passado recente e a desejada recuperação do setor no futuro, com os benefícios econômicos e sociais esperados para o País e seu povo.
Leia aqui o estudo preparado pelo SINAVAL

12/05/2023|Seção: Destaque Superior 150px, SINAVAL Informa|Tags:|

Nota do SINAVAL

Nesta terça-feira dia 9 de maio, o Presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, o 1o. Vice-Presidente Fabio Vasconcellos e o Diretor Cláudio de Viveiros cumpriram uma importante agenda de reuniões em Brasília, sendo recebidos pelo  Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, pelo Secretário Nacional de Portos e Aeroportos Fabrizio Pierdomenico,  pelo Assessor Especial do Ministro da Fazenda Rafael Ramalho Dubeux e pelo Deputado Alexandre Lindenmeyer, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval na Câmara Federal.

Nos encontros, o SINAVAL apresentou às autoridades informações sobre a situação atual da Indústria Naval e Offshore e as principais sugestões de medidas governamentais para a recuperação dessa indústria.

As fotos a seguir ilustram esses encontros.

A partir da esquerda, o Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, o Presidente Ariovaldo Rocha, o Ministro Márcio França, o 1º. Vice-presidente Fábio Vasconcellos e o Diretor Cláudio de Viveiros.
  O Presidente Rocha com o Secretário Nacional de Portos e Aeroportos Fabrizio Pierdomenico.
  Os Diretores do SINAVAL com o Assessor Especial do Ministro da Fazenda Rafael Dubeux.
  Os Diretores do SINAVAL com o Deputado Alexandre Lindenmeyer.

10/05/2023|Seção: Destaque Superior 150px, SINAVAL Informa|Tags:|