Brasil pode perder o “timing” global de investimentos para o mercado offshore
Em debate durante o Brazil WindPower, especialistas defenderam que o país precisa de previsibilidade regulatória para consolidar a energia eólica offshore. Leia mais
Em debate durante o Brazil WindPower, especialistas defenderam que o país precisa de previsibilidade regulatória para consolidar a energia eólica offshore. Leia mais
A regra diz que metade das peças e serviços usados na fabricação dos navios-tanque acima de 15 mil toneladas devem ser da indústria nacional; percentual sobe para 60% em embarcações menores. Leia mais
Encontro reforça parceria bilateral e avança na construção do marco regulatório para aproveitamento do potencial eólico em alto-mar. Leia mais
Terceiro edital do programa de renovação e ampliação da frota do Sistema Petrobras prevê navios MR1 até 20% mais eficientes em termos de consumo com redução de 30% nas emissões de GEE. Leia mais
A ONIP realizou em Brasília um workshop sobre Descomissionamento e Reciclagem Sustentável de Ativos Offshore, com o apoio da Firjan, CNI, e Kincaid, em uma parceria com a OAB-RJ. Leia mais
O Grupo Náutica, especializado em desenvolvimento de projetos de sustentabilidade na área náutica, lançará no próximo domingo (9), véspera da abertura da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém, o JAQ H1, embarcação de 36 metros de comprimento com toda a hotelaria a bordo movida a hidrogênio a partir da água. Leia mais
Representantes da Ocean Energy Pathway (OEP), organização sem fins lucrativos de apoio ao desenvolvimento técnico e regulatório de projetos de energia offshore, afirmam que esse tipo de geração terá papel-chave para a transição energética e que o Brasil tem condições para liderar esse processo. Leia mais
A indústria naval brasileira começa a se mover em direção a um novo ciclo de desenvolvimento. A Lei nº 15.075/2024 e o Decreto nº 12.362/2025 estabelecem incentivos ao conteúdo local, estimulam a modernização dos estaleiros e favorecem a geração de empregos qualificados. É um passo decisivo para fortalecer a produção nacional de bens e serviços voltados à cadeia de óleo e gás — uma área na qual a engenharia industrial brasileira tem sido protagonista ao longo das últimas décadas. v
Em tempos de escassez fiscal, desigualdade regional e urgência climática, poucos instrumentos de política pública oferecem resultados tão concretos, mensuráveis e anticíclicos, para a logística, a economia e a indústria naval brasileira, quanto o AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante). Leia o artigo
O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (29) a nomeação de Otto Luiz Burlier da Silveira Filho como novo secretário nacional de hidrovias. Leia mais