Um novo imbróglio deve impactar o cronograma do rebid das licitações para o afretamento dos FPSOs para Libra e Sépia.
Contrariando a determinação dos novos editais, as empresas concorrentes reapresentaram suas propostas mantendo algumas das ressalvas comerciais listadas nos envelopes anteriores e, por determinação da Petrobras, terão até a zero hora de sábado para excluir as condicionantes.
A imposição foi apresentada pela Petrobras no início desta semana, depois que a comissão de licitação concluiu a avaliação dos novos envelopes. As empresas excluíram parte das condicionantes, mas mantiveram algumas ligadas ao pagamento de multa por não cumprimento das exigências de conteúdo nacional.
A Petrobras encaminhou nota às empresas exigindo a exclusão das condicionantes, mas não informou qual será a punição caso as ressalvas sejam mantidas. Teme-se que a comissão de licitação possa descredenciar o concorrente que não cumprir a determinação.
O FPSO de Libra está sendo disputado pela Modec, SBM, BW Offshore e o consórcio Bluewater/ Queiroz Galvão Naval, enquanto SBM, Modec e Bluewater/ Queiroz Galvão Naval concorrem em Sépia. Os envelopes das duas licitações foram entregues no início de julho. Ainda não há previsão de data para a abertura dos envelopes de preços.
A Frota de FPSOs afretados pela Petrobras
A Petrobras tem contratos de afretamentos com 24 plataformas de produção de petróleo, sendo 22 do tipo FPSOs e duas TLD. Os contratos são por 20 anos. Desde 2013, 11 plataformas foram colocadas em operação, todas contratadas a consórcios com as empreiteiras Schahin, Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG) e Odebrecht Óleo e Gás (OOG), sendo 10 na bacia de Santos e uma na bacia de Campos.
As plataformas contratadas representam cerca 30% da produção de 2.890 mil barris de petróleo em bacias marítimas.
| Empresa / Consórcio | Unidades | 
| Modec | 4 | 
| Modec-Schahin | 5 | 
| SBM | 2 | 
| SBM-QGOG | 6 | 
| Teekay | 2 | 
| Teekay-Odebrech | 2 | 
| BW Offshore | 3 | 
| Petroserv | 1 | 
| Saipem | 1 | 
| Total | 24 | 

 
									


