O Luiz Fernando Nardes (shipspotting_itajai) de Itajaí – SC fez algumas fotos ontem (16/10) e hoje da fragata Tamandaré – F200. O navio mudou do estaleiro ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul para o cais da Delemar e encontra-se recebendo novos equipamentos para prosseguir com os testes de mar.
A Fragata Tamandaré (F200) é a primeira unidade da nova classe Tamandaré, desenvolvida para renovar a Esquadra da Marinha do Brasil. Batizada em 9 de agosto de 2024 no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), a embarcação foi lançada à água e já iniciou seus testes de mar com cerca de 130 militares e civis a bordo, avaliando sistemas de propulsão, automação e navegação.
Projetada com caráter multimissão, a Tamandaré incorpora a filosofia modular da família MEKO (Alemanha) e reúne capacidades de guerra antiaérea, antissuperfície e antissubmarino. Armamentos previstos incluem mísseis Sea Ceptor para defesa aérea, sistema antinavio MANSUP, torpedos e canhão naval OTO Melara de 76 mm, além de sensores avançados como radar AESA Hensoldt TRS-4D, sistemas de combate (CMS/IPMS) desenvolvidos pela Atech/Embraer e alto índice de conteúdo nacional.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), iniciado em 2017, visa construir quatro unidades até 2028, com ênfase em transferência de tecnologia nacional, fortalecimento da indústria de defesa e a proteção da extensa Amazônia Azul (área marítima de mais de 4,5 a 5,7 milhões de km²).