Estaleiro Aliança entrega dos navios à CBO

  • 24/02/2011
(Foto: Luiz Afonso Campos)

(Foto: Luiz Afonso Campos)

O Estaleiro Aliança entregou dois novos navios para a CBO – Companhia Brasileira de Offshore. A cerimônia de batismo e entrega dos foi realizada no estaleiro. O CBO Renata e o CBO Alessandra são navios de apoio marítimo do tipo PSV (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto mar. Serão o 20º e 21º navios da frota da CBO. Após a entrega ambos iniciarão operações para a Petrobras.

O CBO Renata terá como madrinha a Sra. Renata Fischer Fernandes e o CBO Alessandra terá como madrinha a Sra. Alessandra Fischer de Souza Santos. O presidente da CBO e do Estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela, informa que o casco do CBO Alessandra foi construído no Estaleiro Rionave e finalizado no Estaleiro Aliança, o CBO Renata foi integralmente construído no Estaleiro Aliança. Ambos receberam incentivos do Governo Federal e Estadual e financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido através do BNDES. A CBO está construindo no Estaleiro Aliança seis novos navios de apoio marítimo.

A CBO opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota). O presidente da empresa, Luiz Maurício Portela, confirma que a unidade industrial metal mecânica Aliança Offshore, está em seu estágio final de construção no município de São Gonçalo (RJ), com inauguração prevista para maio de 2011.

Sobre o CBO Renata e CBO Alessandra:

Características
Tipo de Embarcação PSV
ComprimentoTotal (m) 76,7
Comprimento Lpp (m) 68,2
Boca (m) 17,0
Pontal (m) 7,0
Calado máximo (m) 5,9
Porte Bruto (t) 3.450
MCP – Motor Principal (BHP) 2 x 3.150
Impelidores Laterais (BHP) 4 x 800
Velocidade (Nós) 14

Sobre a CBO e o Estaleiro Aliança

A CBO – Companhia Brasileira de Offshore – e o Estaleiro Aliança são empresas brasileiras do Grupo Fischer. A CBO está em operação desde 1978. Sua frota, com a entrada em operações dos dois novos navios, é formada por 21 navios de apoio marítimo. A sede da CBO é no Rio de Janeiro e a Base de Operações está em Macaé (RJ). O Estaleiro Aliança foi adquirido em 2004, está instalado em Niterói (RJ).

24/02/2011|Seção: Informações do Setor|Tags: |