Plano Hidroviário Estratégico 2013 – Ministério dos Transportes

  • 25/02/2014

O Governo Brasileiro, com o objetivo de dar maior dinamismo e competitividade à economia do país, está buscando desenvolver o transporte hidroviário interior de forma a ampliar as alternativas de escoamento da produção, contribuindo para uma redução dos custos logísticos e apoiando o desenvolvimento sustentável da economia do país.

Sendo assim, o Ministério dos Transportes (MT) iniciou o projeto denominado „Plano Hidroviário Estratégico‟ (PHE) em julho de 2012. Este projeto tem como objetivo viabilizar o transporte hidroviário interior em larga escala de forma a consagrá-lo como uma alternativa para o escoamento da produção, bem como para o deslocamento de pessoas, contribuindo para a redução do custo-Brasil.

A economia do Brasil está crescendo rapidamente, em grande parte devido à exportação de commodities/produtos básicos. Com o objetivo de contribuir para esse crescimento, o país precisa de um sistema bem estruturado de transporte, no qual todos os modos de transporte estejam devidamente articulados entre si e recebam os investimentos e a manutenção necessários para garantir a máxima eficiência logística ao país.

Para tanto, faz-se necessário incentivar o Transporte Hidroviário Interior (THI) para que este se apresente efetivamente como uma alternativa logística na rede de transporte brasileira.

Link para o documento completo aqui:
http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1381776984.pdf

 

25/02/2014|Seção: Documentos|Tags: |