Relações Trabalhistas: Comissão Tripartite da Indústria Naval realizará 2ª reunião com estaleiros da Região Norte

  • 28/07/2009
REUNIÃO DO CT NAVAL NO PARÁ – A reunião realizada em Belém (PA), em junho de 2009, contou com a participação de (da esquerda para a direita): Jorge Faria (Sinaval), Edson Carlos Rocha (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Vera Albuquerque (Ministério do Trabalho e Emprego), José Ribaramar (Secretaria Regional do Trabalho e Emprego) e Luiz Rebelo (Vice-Presidente Sinaval).

REUNIÃO DO CT NAVAL NO PARÁ – A reunião realizada em Belém (PA), em junho de 2009, contou com a participação de (da esquerda para a direita): Jorge Faria (Sinaval), Edson Carlos Rocha (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Vera Albuquerque (Ministério do Trabalho e Emprego), José Ribaramar (Secretaria Regional do Trabalho e Emprego) e Luiz Rebelo (Vice-Presidente Sinaval).

SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore) realizará com os estaleiros da Região Norte do país a segunda reunião sobre a análise dos procedimentos previstos na legislação trabalhista para estaleiros e empresas de reparos navais. A reunião da Comissão Tripartite da Indústria Naval será realizada, em Manaus, de 22 a 25 de setembro de 2009. A primeira reunião foi realizada em junho de 2009, em Belém, no Pará.

O evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do sindicato dos trabalhadores, dos sindicatos dos estaleiros (Sinaval – nacional, e Sindnaval, regional), e da Federação das Indústrias do Pará (FIEAM) e com a participação de cerca de 60 estaleiros da região Norte, incluindo construtores de balsas de aço e de embarcações de aço e de madeira para transportes de passageiros nos rios da região. As normas e procedimentos que serão analisadas terão impacto positivo para mais de 2.500 trabalhadores da região.

A Comissão Técnica do Sinaval é composta por Marcelo Carvalho e Jorge Faria, encarregados da coordenação do conteúdo técnico do evento e da ligação com os representantes dos trabalhadores e do Ministério do Trabalho e Emprego.

A Comissão Tripartite (CT) da Indústria Naval foi criada através da Portaria MTE nº 64 de 30 de Janeiro de 2008 e publicada no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2008, tendo como atribuições, entre outras, elaborar diretrizes para a promoção da segurança e saúde no setor, assim como para a correta contratação de trabalhadores por tempo certo, propondo ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ações para a evolução das relações e condições de trabalho no setor e colaborando com a Secretaria de Inspeção do Trabalho na elaboração de roteiros de boas práticas trabalhistas.

Atualmente 11 procedimentos regidos por normas do MTE constam da pauta, sendo que sete deles já foram discutidos e as conclusões encaminhadas a Secretaria da Inspeção do Trabalho para aperfeiçoamento das normas. Outros quatro procedimentos ainda estão em discussão, conforme a tabela a seguir:

Cronograma de Procedimentos da CT-Naval

 

Procedimento Período Local Situação
Trabalho a Quente Maio Outubro 2008 Estaleiro Mauá
(RJ)
Procedimento Concluído
Montagem e Desmontagem de Andaimes Setembro Novembro 2008 Estaleiro Brasfels (RJ) Procedimento Concluído
Pintura Outubro Novembro 2008 Estaleiro Atlântico Sul (PE) Procedimento Concluído
Jateamaneto e Hidrojateamento Novembro Dezembro 2008 Estaleiro Enavi-Renave (RJ) Procedimento Concluído
Movimentação de Cargas Março 2009 Estaleiro Navship (SC) Procedimento Concluído
Instalações Elétricas Provisórias Maio 2009 Estaleiro STX (RJ) Procedimento Concluído
Trabalho em Altura Junho 2009 Estaleiro Rio Maguari (PA) Procedimento Concluído
Espaços Confinados Agosto 2009 Estaleiro EISA (RJ) Discussão em andamento
Utilização de Radionuclídeos Setembro 2009 Estaleiros em Manaus (AM) Discussão em andamento
Equipamentos Outubro 2009 Estaleiro Mauá (RJ)
Treinamento e Sistematização Novembro 2009 Estaleiro Atlântico Sul (PE)