SINAVAL Informa

SINAVAL Informa

NOTA DO SINAVAL – 05/02/2024

No último dia 30 de janeiro, o jornal O Globo, por intermédio do Jornalista Carlos Andreazza, publicou uma matéria cujo título foi “Fundo de Marinha Mercadante”. O SINAVAL vem, por esta nota, manifestar seu absoluto repúdio aos comentários do Jornalista que tentou, com essa atitude, prejudicar nosso segmento industrial.

Leia a nota

06/02/2024|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana, SINAVAL Informa|Tags:|

PORTARIA Nº 199, DE 25 DE MAIO DE 2023

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 26/05/2023 | Edição: 100 | Seção: 2 | Página: 57
Órgão: Ministério de Portos e Aeroportos/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 199, DE 25 DE MAIO DE 2023
O MINISTRO DE ESTADO DE PORTOS E AEROPORTOS SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos §§ 1º e 2º do art. 4º do Decreto nº 5.269, de 10 de novembro de 2004, na Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023, e no Decreto nº 11.354, de 1º de janeiro de 2023, resolve:
Art. 1º Designar os seguintes representantes titulares e suplentes para comporem o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante - CDFMM:
I - ROBERTO DUARTE GUSMÃO, na condição de representante titular do Ministério de Portos e Aeroportos, que o presidirá;
II - FABRIZIO PIERDOMENICO, na condição de representante suplente do Ministério de Portos e Aeroportos;
III - ROBERTO NANI GARIBE FILHO, na condição de representante titular da Casa Civil da Presidência da República;
IV - FÁBIO COELHO BARBOSA, na condição de representante suplente da Casa Civil da Presidência da República;
V - VAGO, na condição de representante titular da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras;
VI - VAGO, na condição de representante suplente da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras;
VII - MÁRCIO LUIZ DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA, na condição de representante titular do Ministério do Planejamento e Orçamento;
VIII - ZARAK DE OLIVEIRA FERREIRA, na condição de representante suplente do Ministério do Planejamento e Orçamento;
IX - ROBINSON SAKIYAMA BARREIRINHAS, na condição de representante titular do Ministério da Fazenda;
X - FERNANDO MOMBELLI, na condição de representante suplente do Ministério da Fazenda;
XI - UALLACE MOREIRA LIMA, na condição de representante titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
XII - MARGARETE MARIA GANDINI, na condição de representante suplente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
XIII - CARLOS HENRIQUE DE LIMA ZAMPIERI, na condição de representante titular da Marinha do Brasil;
XIV - CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA CORRÊA, na condição de representante suplente da Marinha do Brasil;
XV - LUCIANA APARECIDA DA COSTA, na condição de representante titular do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES;
XVI - ELISA SALOMÃO LAGE, na condição de representante suplente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES;
XVII - EULER ANTONIO LUZ MATHIAS, na condição de representante titular do Banco do Brasil S.A.;
XVIII - EMMANOEL SCHMIDT RONDON, na condição de representante suplente do Banco do Brasil S.A.;
XIX - SAULO FARHAT PAIVA, na condição de representante titular da Caixa Econômica Federal; e
XX - HENRIQUE MARTINS SILVA, na condição de representante suplente da Caixa Econômica Federal.
Art. 2º Designar os seguintes representantes titulares e suplentes de entidades privadas para comporem o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante - CDFMM:
I - GALDINO GIRÃO DE ALENCAR JÚNIOR, na condição de representante titular do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas - SINDARMA;
II - MADISON DE ALMEIDA NÓBREGA, na condição de representante suplente do SINDARMA;
III - ARNALDO CALBUCCI FILHO, na condição de representante titular do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima - SYNDARMA;
IV - LILIAN DE CARVALHO SCHAEFER, na condição de representante suplente do SYNDARMA;
V - CARLOS AUGUSTO MULLER, na condição de representante titular da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos - CONTTMAF;
VI - RICARDO LEITE GOULART PONZI, na condição de representante suplente da CONTTMAF;
VII - ARIOVALDO SANTANA DA ROCHA, na condição de representante titular do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore - SINAVAL;
VIII - FABIO RIBEIRO DE AZEVEDO VASCONCELLOS, na condição de representante suplente do SINAVAL;
IX - EDSON CARLOS ROCHA DA SILVA, na condição de representante titular da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM/CUT;
X - ROBERTO PEREIRA DE SOUZA, na condição de representante suplente da CNM/CUT.
Parágrafo único. O mandato terá a duração de 2 (dois) anos, contados a partir da publicação desta Portaria.
Art. 3º Fica revogada a Portaria GM/MT nº 288, de 24 de setembro de 2015 e suas alterações posteriores.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ROBERTO DUARTE GUSMÃO

29/05/2023|Seção: SINAVAL Informa|Tags:|

Os 68 anos do SINAVAL


Hoje o SINAVAL completa 68 anos de sua fundação como Sindicato patronal de uma categoria econômica representada inicialmente por uma pequena, mas aguerrida, Associação Profissional no Estado do Rio de Janeiro, onde a atividade dos estaleiros tinha mais relevância.
E daquele longínquo 25 de maio de 1955 até o presente, o SINAVAL cresceu muito e ampliou gradativamente suas atribuições institucionais, chegando hoje à representação nacional de uma indústria importante para o Brasil, com estaleiros em quase todos os Estados da Federação, ao longo da costa e nas bacias dos rios da Amazônia e também no Centro-Oeste. Alguns desses estaleiros têm instalações semelhantes ao que de mais moderno existe no mundo, o que demonstra o notável progresso atingido por nossa Indústria Naval e Offshore.
Com nossos parabéns a todos os brasileiros que desempenham suas funções nos estaleiros do País, o SINAVAL reafirma seu propósito de continuar na luta pela recuperação desta indústria, negligenciada nos últimos governos,  mas capaz de responder positivamente aos desafios que o presente e o futuro estão apresentando.
Estamos certos de que nossos esforços serão reconhecidos no novo Governo que se instalou em janeiro deste ano de 2023 e que a Indústria Naval e Offshore brasileira voltará a ter o reconhecimento e o apoio que merece, em benefício de nosso País e de seu povo.
Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL

25/05/2023|Seção: Notícias da Semana, SINAVAL Informa|Tags:|

Nota do SINAVAL

Estamos publicando hoje um estudo preparado pelo SINAVAL com um resumo histórico da Indústria Naval e Offshore brasileira, sua situação atual e as perspectivas futuras, considerando as propostas de medidas governamentais necessárias à recuperação das empresas do setor e à retomada da trajetória anterior a 2015, ano a partir do qual o crescimento notável dessa indústria foi interrompido.
Como é de conhecimento geral, a redução do nível de atividade dos estaleiros brasileiros acarretou sérios prejuízos às empresas do segmento e a milhares de trabalhadores, inclusive nas indústrias fornecedoras de materiais e equipamentos nacionais.
O estudo representa, na visão do SINAVAL, uma oportunidade para reflexão sobre o passado recente e a desejada recuperação do setor no futuro, com os benefícios econômicos e sociais esperados para o País e seu povo.
Leia aqui o estudo preparado pelo SINAVAL

12/05/2023|Seção: Destaque Superior 150px, SINAVAL Informa|Tags:|

Nota do SINAVAL

Nesta terça-feira dia 9 de maio, o Presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, o 1o. Vice-Presidente Fabio Vasconcellos e o Diretor Cláudio de Viveiros cumpriram uma importante agenda de reuniões em Brasília, sendo recebidos pelo  Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, pelo Secretário Nacional de Portos e Aeroportos Fabrizio Pierdomenico,  pelo Assessor Especial do Ministro da Fazenda Rafael Ramalho Dubeux e pelo Deputado Alexandre Lindenmeyer, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval na Câmara Federal.

Nos encontros, o SINAVAL apresentou às autoridades informações sobre a situação atual da Indústria Naval e Offshore e as principais sugestões de medidas governamentais para a recuperação dessa indústria.

As fotos a seguir ilustram esses encontros.

A partir da esquerda, o Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, o Presidente Ariovaldo Rocha, o Ministro Márcio França, o 1º. Vice-presidente Fábio Vasconcellos e o Diretor Cláudio de Viveiros.
  O Presidente Rocha com o Secretário Nacional de Portos e Aeroportos Fabrizio Pierdomenico.
  Os Diretores do SINAVAL com o Assessor Especial do Ministro da Fazenda Rafael Dubeux.
  Os Diretores do SINAVAL com o Deputado Alexandre Lindenmeyer.

10/05/2023|Seção: Destaque Superior 150px, SINAVAL Informa|Tags:|

Nota do SINAVAL


O SINAVAL informa que em 01/11 foi realizada a Eleição Sindical para a Diretoria e demais órgãos da Entidade de Classe para exercer mandato de dezembro de 2022 a dezembro de 2026. A posse será realizada no início do mês de dezembro. A composição da chapa única eleita está no quadro apresentado a seguir. Nossos parabéns a todos os eleitos, desejando todo sucesso nessa nova gestão!
Veja no link abaixo a nova diretoria
Diretoria, Conselho Fiscal e Representações do SINAVAL

03/11/2022|Seção: SINAVAL Informa|Tags:|

Propostas da Indústria Naval para as Eleições de 2022

Este documento oferece informações detalhadas sobre o setor e reúne as propostas do SINAVAL para o Brasil para o desenvolvimento de uma política industrial forte e sustentável no futuro. Nosso objetivo é fornecer um arcabouço de como recuperar e manter o setor naval forte, competitivo e eficiente.
Clique aqui para ler o documento completo

18/10/2022|Seção: SINAVAL Informa|Tags:|

NOTA SOBRE A APROVAÇÃO, NO SENADO, DO PROJETO DE LEI Nº 4199/2020 – PROGRAMA “BR DO MAR

O Projeto de Lei 4199/2020, que trata do Programa “BR do Mar”, foi aprovado pelo Senado Federal  em 25 de novembro.  A respeito dessa aprovação, o SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – vem a público manifestar sua posição institucional. Leia mais

02/12/2021|Seção: SINAVAL Informa|Tags:, |

NOTA SOBRE O PROJETO DE LEI PL 4199/2020
PROGRAMA “BR DO MAR”

Após a apresentação, pelo Senador Nelsinho Trad, de seu Relatório sobre o Projeto de Lei nº 4199/2020 (BR do Mar), o SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – vem a público manifestar-se sobre esse assunto. Leia mais

15/09/2021|Seção: SINAVAL Informa|Tags:|

SINAVAL, 66 anos

Neste dia 25 de maio, em 1955, o SINAVAL evoluiu de uma pequena Associação Profissional criada anos antes no Estado do Rio de Janeiro para o estágio superior de Sindicato da Construção Naval. Leia mais

25/05/2021|Seção: SINAVAL Informa|Tags:|