SINAVAL Informa

SINAVAL Informa

Falecimento do Engenheiro Máximo Alves

O SINAVAL registra, com pesar, o falecimento em Belo Horizonte, no dia 13 de outubro, do Engenheiro Máximo Emiliano Ferreira Alves.
Máximo Alves tinha conhecimento real e profundo de todos os aspectos da construção de estruturas marítimas e do mercado offshore, onde trabalhou por muitos anos e acumulou uma grande experiência, que sempre procurou generosamente compartilhar […]

15/10/2019|Seção: SINAVAL Informa||

Falecimento do Engenheiro Máximo Alves

NOTA DE FALECIMENTO
O SINAVAL registra, com pesar, o falecimento em Belo Horizonte, no dia 13 de outubro, do Engenheiro Máximo Emiliano Ferreira Alves. Máximo Alves tinha conhecimento real e profundo de todos os aspectos da construção de estruturas marítimas e do mercado offshore, onde trabalhou por muitos anos e acumulou uma grande experiência, que sempre procurou generosamente compartilhar com seus colegas, sendo digno da admiração e da amizade de quem o conheceu.
Em reconhecimento à competência técnica e ao tratamento sempre amigável recebido de nosso antigo colega, o SINAVAL se solidariza com seus amigos e sua família nesses momentos de tristeza e recolhimento, mas também de gratidão pelo convívio com uma pessoa de grande caráter e relevância para a Indústria Naval e Offshore do Brasil.

15/10/2019|Seção: SINAVAL Informa||

Audiência do Estaleiro Jurong e do SINAVAL com o Secretário Carlos da Costa em São Paulo

No dia 4 de outubro, o SINAVAL acompanhou seu Associado EJA-Estaleiro Jurong Aracruz em uma audiência com o Secretário Especial da SEPEC/ME (Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia), Carlos da Costa, na Representação da Secretaria em São Paulo. Leia mais.

09/10/2019|Seção: Destaque 300px, SINAVAL Informa||

Reunião da Diretoria do SINAVAL

No dia 17 de setembro, terça-feira, o SINAVAL realizou mais uma reunião da Diretoria presidida pelo Dr. Ariovaldo Rocha, com a participação de representantes da maioria dos Estaleiros Associados.
Na ocasião, foram relatados os encontros com o Vice-Presidente da República e com os Ministros de Minas e Energia e Infraestrutura, além das reuniões realizadas com autoridade de outros Ministérios, como o da Economia.
Os Associados também receberam informações atualizadas sobre a tramitação, no Congresso Nacional, dos Projetos de Lei de interesse da Indústria Naval e sobre o andamento das negociações referentes ao Programa BR do Mar, que ainda se encontra no âmbito do Executivo.
Nas fotos, de autoria do fotógrafo Paulo Botelho, o Presidente Rocha ladeado pelos Vice-Presidentes Maurício Almeida (Enseada) e Fabio Vasconcellos (Rio Maguari) e flagrantes dos demais participantes.

18/09/2019|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa||

Reunião do SINAVAL com o Ministro da Infraestrutura

O SINAVAL participou nesta segunda-feira dia 02/09/2019 de reunião em Brasília com o Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ocasião em que foi apresentada a situação geral da Indústria Naval e Offshore Brasileira no âmbito das discussões do Programa BR do Mar, a ser lançado em outubro sob a forma de Medida Provisória.

O SINAVAL esteve representado pelo Presidente Ariovaldo Rocha e pelo Vice-Presidente Executivo Sergio Bacci. O Ministro estava acompanhado do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Diogo Piloni, do Diretor do Departamento de Hidrovias e Navegação Dino Batista e da Assessora do Ministério Cristiane Peralta.

Na reunião, que ocorreu em clima cordial e elevado, foram abordados alguns aspectos da futura Medida Provisória de especial interesse para a Indústria Naval e Offshore brasileira, como a necessidade de limitação da MP aos navios exclusivamente de Cabotagem, tendo S. Exa. assegurado que a MP não será estendida a outros tipos de embarcações que não sejam as de Cabotagem, como os navios de Apoio Marítimo, de Apoio Portuário e de Navegação Fluvial e às barcaças, balsas e chatas, bem como aos navios petroleiros. O Ministro Tarcísio concordou com a ideia da criação de um Fundo Garantidor para viabilizar as contratações de navios de grande porte a serem construídos pelos grandes estaleiros e informou que faria gestões nesse sentido junto ao Ministério da Economia. Uma outra questão levantada pelo SINAVAL, que pediu a atenção e ajuda do Ministro, foi a extensão dos prazos de carência e de pagamentos dos financiamentos concedidos pelo FMM-Fundo da Marinha Mercante para a construção ou modernização de estaleiros.

Também foi solicitado que o Ministro colaborasse, no que fosse possível, para a aprovação rápida do percentual do AFRMM-Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante a ser destinado à Marinha do Brasil para construção e reparação dos meios flutuantes necessários a seu programa de reaparelhamento, tendo S. Exa. concordado, informando que vai verificar o andamento do assunto e colaborar para sua finalização.

Sobre um último assunto da pauta do SINAVAL – a necessidade de retomada das contratações de plataformas, grandes navios e navios de Apoio Marítimo para os próximos anos pela Petrobras no Brasil –, o Ministro tomou nota da solicitação e informou que, como o assunto não faz parte da pauta do Ministério da Infraestrutura, não tem como interferir na política de contratações da Petrobras, mas disse acreditar que, com a realização dos novos leilões, haverá demanda também para a produção no Brasil.

Nas fotos, de autoria do fotógrafo oficial do Ministério Alberto Ruy, veem-se o Ministro Tarcísio ladeado à esquerda pelos Srs. Piloni e Dino e pela Sra. Cristine; e à direita, pelo Presidente Rocha e pelo Vice-Presidente Executivo Bacci do SINAVAL.

03/09/2019|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa||

Wilson Sons Estaleiros – 80 anos de experiência em construção naval

Mais de 130 embarcações construídas e 200 docagens realizadas nos últimos 30 anos.

03/09/2019|Seção: Destaque 300px, SINAVAL Informa|Tags:, |

Reunião do SINAVAL com o Vice-Presidente Hamilton Mourão

O SINAVAL foi recebido em Brasília na manhã de segunda-feira, dia 22 de julho, pelo Vice-Presidente da República Hamilton Mourão para apresentação da situação atual e das perspectivas da Indústria Naval e Offshore brasileira. O Presidente Ariovaldo Rocha estava acompanhado de Diretores do SINAVAL e de estaleiros associados à instituição.
Na primeira foto, o Vice-Presidente Mourão com o Presidente Rocha. Na segunda foto, o Vice-Presidente Mourão e o Presidente Rocha com Harro Burmann (Presidente do Estaleiro Atlântico Sul), Jorge Ferraz (Diretor do SINAVAL) e Maurício Bastos de Almeida (Presidente da Enseada Indústria Naval).

23/07/2019|Seção: Destaque 300px, SINAVAL Informa||

Reunião do SINAVAL com o Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque

Na tarde da mesma segunda-feira 22 de julho, no Rio de Janeiro, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu o SINAVAL para uma breve análise da conjuntura da Indústria Naval e Offshore nacional e das alternativas que estão sendo discutidas no âmbito governamental sobre o futuro desse segmento industrial. O Ministro Bento Albuquerque estava acompanhado do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Marcio Felix Carvalho Bezerra e do Chefe de Gabinete José Roberto Bueno Junior. O Presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, fez-se acompanhar de uma comitiva de Diretores do SINAVAL e de estaleiros associados.
Na foto, gentilmente tirada pelo Chefe de Gabinete Bueno, aparecem, da esquerda para a direita: Gilberto Israel (Diretor da BrasFELS e Keppel FELS), Jorge Ferraz (Diretor do SINAVAL), T. Guhan (Presidente do EJA-Estaleiro Jurong Aracruz), Jorge Faria (Assessor da Presidência do SINAVAL), Maurício Bastos de Almeida (Presidente da Enseada Indústria Naval), o Ministro Bento Albuquerque, Ariovaldo Rocha (Presidente do SINAVAL), Lucila Lopes (Diretora do EJA-Estaleiro Jurong Aracruz) e Marcio Felix Carvalho Bezerra (Secretário do MME).

23/07/2019|Seção: Destaque 300px, SINAVAL Informa||

Nota Técnica – PLS nos. 423/2014, 2948/2019 e 3221/2019

O SINAVAL tomou conhecimento, com grande preocupação, dos Projetos de Lei nos. 423/2014, 2948/2019 e 3221/2019, apresentados pelo ilustres Senadores Kátia Abreu (PDT-TO), Alvaro Dias (PODE-PR) e Chico Rodrigues (DEM-RR), que propõem alterações na Lei nº. 9.432, de 08/01/1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário e dá outras providências. Os Projetos de Lei visam, principalmente, a permitir a aquisição, pelas empresas brasileiras de navegação (EBNs), de embarcações novas e usadas no mercado internacional, e a eliminar restrições ao afretamento de embarcações estrangeiras, alterando de forma prejudicial o marco regulatório dos setores da Navegação e da Indústria da Construção Naval brasileiras, que foi objeto de extensas e demoradas negociações do Governo com todas as partes interessadas e funciona perfeitamente há mais de 20 anos. Leia Mais...

22/06/2019|Seção: Destaque 300px, SINAVAL Informa||

Barco Hospital Papa Francisco

O Barco Hospital Papa Francisco foi construído pelo Estaleiro Inace em Fortaleza (CE) e teve a construção gerenciada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). A construção do barco, que tem 32 metros de extensão, foi iniciada em janeiro de 2018 e nesta semana partiu para sua viagem inaugural com destino a Belém, no Pará.

13/06/2019|Seção: SINAVAL Informa|Tags:, , |