SINAVAL Informa

SINAVAL Informa

SINAVAL se encontra com o Ministro do Planejamento para tratar de reivindicações do setor

Impactos causados pela queda brusca da demanda estiveram na pauta do encontro.
No dia 13 de setembro, o Ministro do Planejamento e Orçamento, Dyogo Oliveira, recebeu o Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL), Ariovaldo Rocha, para tratarem das reivindicações do setor.
Acompanhado do Vice-Presidente Executivo, Carlos Macedo, o Presidente do SINAVAL solicitou apoio do Ministro ao pleito de alteração das regras aplicáveis aos financiamentos com recursos do Fundo da Marinha Mercante – FMM, como o alongamento do prazo para pagamento de 20 anos para 30 anos e a ampliação do período de carência para até 72 meses, que hoje é de até 48 meses.
“Com a queda brusca e expressiva das demandas, os estaleiros estão com dificuldades de manter a adimplência, assim como acontece em outros setores da economia. A mudança do cenário exige revisão das regras do FMM. O Ministro Dyogo Oliveira solicitou aos seus assessores um levantamento e uma avaliação em um breve espaço de tempo”, afirma Rocha.
Ainda em relação aos recursos do Fundo da Marinha Mercante foi apresentada uma proposta de alteração da legislação que estabelece a aplicação de 5% da arrecadação do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, a fundo perdido, para prover os recursos à construção dos navios da Marinha do Brasil.
Outro assunto abordado no encontro foi a redução drástica do conteúdo local dos projetos destinados à Petrobras, que decidiu solicitar waiver à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para não cumprir o compromisso contratual dessa exigência, o que, inclusive, forçou o SINAVAL a recorrer à Justiça, para que a obrigação contratual permanecesse.
Reunião com a ABESPetro
No mesmo dia, SINAVAL, Abimaq e outros fornecedores da indústria naval se reuniram com a ABESPetro, associação representante das operadoras, para alcançarem um acordo que satisfizesse fornecedores e operadoras. Um acordo entre as partes está previsto para ser fechado em breve.

25/09/2017|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa|Tags:|

Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante

RESOLUÇÃO Nº 160, DE 29 DE AGOSTO DE 2017 Concede, altera, referenda e dá publicidade ao cancelamento de prioridades de apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante FMM às empresas brasileiras e seus respectivos projetos. O CONSELHO DIRETOR DO FUNDO DA MARINHA MERCANTE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos VIII e IX do art. 2º e art. 7º do Decreto nº 5.269, de 10 de novembro de 2004, tendo em vista o disposto no art. 8º da Portaria GM nº 253, de 12 de março de 2009, e as deliberações da 35ª Reunião Ordinária, realizada em 24 de agosto de 2017, resolve: Art. 1º Conceder prioridade de apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante - FMM às empresas brasileiras e respectivos projetos, pelo prazo de 360 dias.

31/08/2017|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa|Tags:|

Encontro com a ANP no SINAVAL

O SINAVAL recebeu em sua sede no dia 11 de agosto o Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis-ANP, Dr. Décio Oddone, acompanhado da Coordenadora de Conteúdo Local, Dra. Daniela Corrêa, do Procurador-Geral da Agência, Dr. Evandro Caldas, e do Assessor da Diretoria Dr. André Regra. O Presidente do SINAVAL, Dr. Ariovaldo Rocha, fez as honras da casa, em companhia dos Diretores do SINAVAL Drs. Agostinho Serafim Junior, Fernando Barbosa e Alceu Souza e de Diretores de empresas associadas à Entidade de Classe, além da equipe de trabalho do SINAVAL e assessores. No encontro, que transcorreu em clima de cordialidade e gentileza por parte de ambas as instituições, foram debatidos assuntos de interesse comum à Indústria Naval e Offshore brasileira e à ANP. Nas fotos, dois momentos do encontro, com os cumprimentos do Presidente Rocha ao Dr. Décio Oddoni e uma vista geral dos participantes do evento. Na página interna, outras fotos do encontro.

15/08/2017|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa|Tags:, , |

Reunião da Diretoria do SINAVAL

Realizou-se no dia 27 de julho último uma nova reunião da Diretoria do SINAVAL, na sede da Entidade de Classe, no Rio de Janeiro. No encontro, que contou com a participação de representantes de estaleiros associados ao SINAVAL, foram debatidos assuntos dos mais relevantes para a Indústria Naval e Offshore brasileira e examinados temas referentes à conjuntura atual dessa indústria. Nas fotos, a mesa diretora dos trabalhos, coordenada pelo Presidente Ariovaldo Rocha, e duas vistas gerais dos participantes da reunião.

31/07/2017|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa||

Reunião na Emgepron

No dia 26 de julho foi realizada uma reunião entre representantes da Marinha do Brasil e do SINAVAL, na sede da Emgepron – Empresa Gerencial de Projetos Navais, na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentadas pela Marinha ao SINAVAL as demandas de navios para o reaparelhamento e modernização da Armada, que necessita de novos meios flutuantes para a importante missão de defesa da costa brasileira e que poderão ser construídos em estaleiros nacionais. Na foto, da esquerda para a direita, o Contra-Almirante Wagner Corrêa dos Santos, Diretor Administrativo-Financeiro da Emgepron; o Sr. Jorge Faria, Assessor da Presidência do SINAVAL; o Vice-Almirante Francisco Antonio Laranjeira, Diretor-Presidente da Emgepron; os Srs. Sandro Corrêa, Jorge Ferraz e Guilherme Coelho, representantes do SINAVAL; e o Sr. Sergio Bacci, Vice-Presidente Executivo do SINAVAL.

28/07/2017|Seção: Destaque Superior 300px, SINAVAL Informa||

Trabalhadores da Indústria Naval em defesa dos empregos na ALERJ

Em evento realizado no dia 10 de abril , que contou com a participação das principais lideranças de trabalhadores e de empresas da Construção Naval, a ALERJ-Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizou, com a coordenação do Deputado Waldeck Carneiro, uma Audiência Pública Conjunta das Comissões de Economia, Indústria e Comércio e de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, para discutir a difícil situação dos empregos do setor, que tem no RJ uma representatividade especial, em sua condição histórica de berço da Indústria Naval e Estado da Federação com o maior contingente de trabalhadores desde a década de 1960.
Foto:Botelho

12/04/2017|Seção: SINAVAL Informa||

Comissão Geral da Câmara dos Deputados sobre as regras de Conteúdo Local

O SINAVAL, representado pelo Vice-Presidente Fernando Barbosa, que estava acompanhado do Vice-Presidente Executivo Carlos Macedo, participou no último dia 30 de março, no Plenário “Ulisses Guimarães” da Câmara dos Deputados, da Comissão Geral sob a presidência do Deputado Federal Davidson Magalhães para discussão do tema “As Regras de Conteúdo Local para Petróleo e Gás no Brasil”. Na foto, de autoria do Sr. Carlos Macedo, a Mesa diretora dos trabalhos da Comissão Geral.

03/04/2017|Seção: SINAVAL Informa|Tags:, |

Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (“Conselhão”)

Com a presença do Presidente Michel Temer, realizou-se em Brasília, no Palácio do Planalto, em 7 de março, uma nova reunião do CDES. No mesmo dia, após o almoço, foram retomadas as reuniões dos grupos temáticos para exame de temas específicos. Como já noticiado, a Indústria Naval e Offshore brasileira está incluída em diversos desses grupos, para análise da situação atual e proposição de soluções para sua recuperação. Na foto tirada pelo Vice-Presidente Executivo do SINAVAL, Carlos Eduardo Macedo, o Presidente do SINAVAL Ariovaldo Rocha cumprimenta o Presidente Temer.

07/03/2017|Seção: SINAVAL Informa||

Reunião e almoço do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (“Conselhão”)

Com a presença do Presidente Michel Temer, realizou-se em Brasília na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, em 14 de fevereiro, a reunião do CDES, seguida de almoço. No mesmo dia, após o almoço, foram realizadas as primeiras reuniões dos grupos temáticos para análise de temas específicos, com prosseguimento neste dia 15. A Indústria Naval e Offshore brasileira está incluída em diversos desses grupos, para análise da situação atual e proposição de soluções para sua recuperação.
Na foto, o Presidente Temer cumprimenta o Presidente e o Vice-Presidente Executivo do SINAVAL, Ariovaldo Rocha e Carlos Eduardo Macedo, por ocasião do almoço. Foto: Marcos Corrêa/PR

15/02/2017|Seção: SINAVAL Informa||

Indústria Naval é discutida no “Conselhão”

O presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, participou nesse dia 14 de fevereiro, como Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social da Presidência da República (“Conselhão”), de reunião do Grupo de Trabalho do tema Ambiente de Negócios, do qual consta como objeto de estudos e análise, a situação da Indústria Naval Brasileira.

14/02/2017|Seção: SINAVAL Informa|Tags:, |