Está em operação no quarto andar da Casa da Indústria, sede da FIEPE, o SINAVAL Norte e Nordeste, presidido pelo CEO do Estaleiro Atlântico Sul, Angelo Alberto Bellelis. Foi inaugurado em 8//01/2010 com a presença do Presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, do Presidente nacional do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, e do Secretário Executivo do Fórum Regional em Pernambuco do PROMINP e coordenador da Divisão de Petróleo, Gás, Offshore e NaVAL da FIEPE, Antônio Sotero.
O SINAVAL Norte-Nordeste vai trabalhar em sinergia com instituições, entidades e projetos que possam contribuir para o pleno desenvolvimento da cadeia de construção e reparo de embarcações nas Regiões, como a FIEPE, o PROMINP, o Governo de Pernambuco, o Projeto Suape Global (liderado pela administração do Complexo Industrial Portuário de Suape) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe).
“O principal objetivo do SINAVAL Norte-Nordeste é defender os interesses do setor e viabilizar iniciativas que promovam o crescimento da rede de suprimentos no Norte e Nordeste, Regiões que estão ganhando um novo patamar de importância para a Indústria Naval brasileira”, afirma Angelo Bellelis. “A tendência do segmento é de desconcentração. O Norte e Nordeste estão se beneficiando desse movimento. Pernambuco, por exemplo, conta com o Estaleiro Atlântico Sul, no qual foram investidos R$ 1,6 bilhão e que se enquadra na mesma geração tecnológica dos mais modernos estaleiros asiáticos. Outros projetos de estaleiros estão previstos para o Estado, com o da Alusa/Galvão Engenharia e Construcap. Já na Bahia, Ceará e Alagoas, estão previstos o Estaleiro da Bahia S/A, o Estaleiro Paraguaçu (BA), o Promar Ceará e o EISA Alagoas”.