Acordos internacionais da indústria de construção naval brasileira

  • 05/08/2010
O presidente da FINA – Federação da Indústria Naval Argentina – Pablo Augusto Noel, o vice presidente do SINAVAL Paulo Haddad e o presidente do SINAVAL Ariovaldo Rocha, assinam o acordo de cooperação internacional.

O presidente da FINA – Federação da Indústria Naval Argentina – Pablo Augusto Noel, o vice presidente do SINAVAL Paulo Haddad e o presidente do SINAVAL Ariovaldo Rocha, assinam o acordo de cooperação internacional.

O SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria de Construação e Reparação Naval e Offshore – tem acordos internacionais de cooperação e desenvolvimento comercial assinados com a Argentina, Coreia do Sul e a Espanha. O principal objetivo, em todos esses contatos, é a criação de um ambiente de colaboração entre as empresas brasileiras e suas congêneres nos outros países, informa o secretário executivo do SINAVAL, Sergio Leal.

Acordo com a Argentina

O primeiro acordo com a Argentina foi assinado, em 2008, entre o SINAVAL e a FINA (Federación de la Industria Naval Argentina). O segundo acordo, assinado em agosto de 2010, confirma as bases de entendimento entre estaleiros do Brasil e da Argentina para desenvolver ações comerciais e produtivas com o objetivo do desenvolvimento as indústrias navais dos dois países e as empresas que compõem suas cadeias produtivas. O acordo contempla:

  • a cooperação na capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico.
  • regime comum no Mercosul para importação de bens e serviços para a atividade de construção e reparação naval;
  • ação junto ao Mercosul para uso de embarcações brasileiras ou argentinas no transporte fluvial no sistema hidroviário Paraná-Paraguay;

Assinam o acordo de 2010:
Presidente do SINAVAL – Ariovaldo Rocha
Presidente da FINA – Pablo Augusto Noel

Acordo com a Coréia do Sul

O acordo com a Coréia do Sul foi assinado, em 10/12/2009, entre o SINAVAL e a Korea Trade-Investment Agency. O acordo contempla:

  • promover o entendimento mútuo para a expansão das relações comerciais entre a República da Coréia e o Brasil no setor da indústria naval;

Assinam o acordo:
SINAVAL – Ariovaldo Rocha
Korea Trade-Investment Agency – Cho, Hwan Eik

Acordo com a Espanha

O acordo com a Associação de Industriais Metalúrgicos da Galícia (Assime) foi assinado em 2009. A Assime tem mais de mil empresas associadas, principalmente no setor de construção naval e de navipeças. O acordo contempla:

  • a colaboração para o desenvolvimento e promoção de negócios na área de construção e reparo naval.

Assinam o acordo:
SINAVAL – Ariovaldo Rocha
ASSIME – Julio Gomes Rodrigues

05/08/2010|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |