Foi lançado ao mar, dia 26 de Agosto de 2010, o Skandi Amazonas, o maior e mais potente navio de reboque, suprimento e manuseio de ancoras (AHTS) já construído no Brasil. Encomendada pelo armador Dof Navegação, construído no estaleiro STX Brasil, em Niterói (RJ), prestará serviços à Petrobras em operações de apoio marítimo a plataformas de petróleo, na Bacia de Campos. A madrinha do Skandi Amazonas é a Sra. Cecília d´Orey Veiga. O navio entra na etapa final de construção no cais de acabamento do estaleiro STX Brasil.
O Skandi Amazonas tem projeto tipo STX NOD-428, desenvolvido pela STX Norway Design, foi construído com o apoio e estímulo do governo federal e estadual do Rio de Janeiro, financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Ministério dos Transportes, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O STX Brasil tem em carteira o Skandi Iguaçu, também da Dof, com lançamento ao mar previsto para o primeiro trimestre de 2011. Outros dois barcos de apoio encomendados pela Deep Sea Supply e Siem Consub, devem ser lançados, respectivamente, até o final do segundo e do terceiro trimestre de 2011.
Skandi Amazonas: Características Técnicas
Características Técnicas | |
Tipo de Embarcação | AHTS (Anchor Handling Tug Supply) |
Tração Estática (Bollard Pull) | 300 ton |
Porte Bruto (t) | 4.600 |
ComprimentoTotal (m) | 95,0 |
Boca moldada (m) | 24,0 |
Pontal (m) | 9,80 |
Calado máximo (m) | 7,80 |
Velocidade | 17,5 nós com calado de 5,4 m |
Propulsão | Híbrida Diesel-Mecânica-Elétrica (22.360Kw total) |
Grupos Diesel Geradores | 4 x 2.000 Kw cada um |
Sociedade Classificadora | DNV |