Estaleiro Mauá lança ao mar o petroleiro Rômulo Almeida

  • 30/06/2011
Estaleiro Mauá lança ao mar o petroleiro Rômulo Almeida

Estaleiro Mauá lança ao mar o petroleiro Rômulo Almeida

O Estaleiro Mauá lançou ao mar nesta quinta-feira, 30 de junho de 2011, em Niterói, o quarto navio da Transpetro, no Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O navio petroleiro para transporte de produtos foi batizado de Rômulo Almeida, em homenagem ao político, economista e professor baiano que participou, nos anos 1950, da criação da Petrobras. Na cerimônia, foi realizado também o batimento de quilha do quarto navio de produtos contratado junto ao Mauá.

Além do Rômulo Almeida, já foram lançados ao mar os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, pelo Mauá, e o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A embarcação lançada hoje teve como madrinha Sra. Maria Carolina Gomes Pereira Vilas Boas, da equipe da Transpetro.

Sinaval-Informa-56-fig2

Com 183 metros de comprimento – o equivalente a um prédio de 60 andares – e 48,3 mil toneladas de porte bruto, o navio Rômulo Almeida será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel. A embarcação terá um índice de nacionalização de 72%, acima do patamar mínimo estabelecido para o Promef, que é de 65%.

Até o fim de 2011, dois outros navios do Promef serão lançados ao mar e três serão entregues à Transpetro para o início de operação. Até 2015, estarão concluídos os 49 navios do programa. Com isso, a frota da empresa, hoje com 53 navios, superará o número de 110 embarcações.

O Promef mobiliza hoje seis estaleiros, quatro deles já em operação: Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e Mauá, Estaleiro Ilha SA (Eisa), e Superpesa, todos no Rio. Os estaleiros Promar, em Pernambuco, e Rio Tietê, em São Paulo, iniciam em breve as obras de implementação. Este último construirá os comboios para transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná.

30/06/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |