SINAVAL e Fundação ARO lançam o Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade

  • 09/11/2011

Sinaval-Informa-67-fig1

O SINAVAL – Sindicato da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore e a Fundação ARO lançam o Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS), cuja premiação ocorrerá em 5 de dezembro de 2011. O objetivo do PNQS é demonstrar as boas praticas das empresas do setor na promoção da inovação, na operação com segurança e qualidade, na adoção de práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente e ética na sua governança corporativa. O Prêmio tem como patrocinadores o Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Sete Brasil.

O presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, informa que “um dos compromissos da indústria brasileira da construção naval e offshore é estabelecer um padrão operacional competitivo em relação ao mercado mundial. O SINAVAL já alcançou uma meta relevante nas relações trabalhistas, ao desenvolver com os sindicatos dos trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego a nova norma de segurança do trabalho em estaleiros, a NR 34, considerada um exemplo mundial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse padrão de comprometimento sócio-econômico é o que desejamos manter e estimular”.

Desenvolvimento sustentável

O PNQS mostra o desenvolvimento da indústria brasileira da construção naval e offshore que ocorre de forma estruturada e com metas definidas a atingir, diz o vice-presidente executivo do SINAVAL, Franco Papini.

A partir de 2003 o SINAVAL apresentou ao governo seu projeto de retomada e consolidação. As etapas foram cumpridas com êxito, os investimentos realizados tornaram a indústria da construção naval brasileira relevante no panorama internacional. Agora é o momento de avançar e direcionar o foco para a questão da sustentabilidade da indústria e vencer o desafio das encomendas já definidas para os próximos 10 anos, com perspectivas até 2030. Isso representará manutenção de empregos de qualificados, avanços no desenvolvimento de tecnologia e a formação de recursos humanos.

Articulação dos agentes

O PNQS busca universalizar no setor o estágio de desenvolvimento já atingido em vários estaleiros. Procura estimular a articulação com os demais agentes que atuam no setor da construção naval que são: a indústria fornecedora de materiais, equipamentos, sistemas e serviços; as instituições financeiras; os centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.

Para a rede de fornecedores, o SINAVAL está operacionalizando o programa de aumento do conteúdo local nos fornecimentos a navios e plataformas.

Com as instituições financeiras, o SINAVAL dá continuidade aos convênios firmados com o Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal, com o objetivo do fortalecimento da capacidade empresarial da cadeia produtiva.

Informações sobre o PNQS

O PNQS será atribuído segundo duas modalidades:
1.Reconhecimento de políticas ou processos de sustentabilidade das empresas e doe aumento da competitividade.
2.Práticas inovadoras ou de aperfeiçoamento, com resultados constatados, no escopo dos programas definidos pelo governo federal e da norma técnica de responsabilidade social, ABNT16001 de 2004.

Empresas elegíveis

Podem participar do Prêmio empresas do setor (estaleiros ou fornecedoras) de qualquer porte, legalmente constituídas sob as leis brasileiras, que poderão inscrever seus casos baseados nos critérios de qualidade na produção, respeito ambiental e responsabilidade social, de acordo com o Regulamento.

As empresas candidatas concorrerão em duas categorias: grande porte e pequeno ou médio portes, definidos com base na quantidade do emprego direto gerado no exercício anterior. Cada categoria terá um prêmio principal.

Como participar

A participação se dará por meio da inscrição de casos, que serão analisados pela comissão avaliadora, de acordo com as definições estabelecidas no Regulamento. A inscrição será feita por meio eletrônico, através de preenchimento de formulário que estará disponível no site do Prêmio (www.aro.org.br/premio). Poderão participar estaleiros e empresas que sejam fornecedoras de produtos ou serviços para o segmento de Construção e Reparação Naval e Offshore.

Benefícios para as empresas

As empresas premiadas receberão o Troféu PNQS da modalidade correspondente, Certificado e Selo, entregues na solenidade de encerramento do certame, 5 de novembro de 2011. O Selo PNQS poderá ser utilizado pela empresa contemplada em seu material de comunicação durante o período de um ano, a contar da data da outorga.

Clique aqui para ver o site do PNQS – Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade

Mais informações:

Ivan Leão – assessor de imprensa do SINAVAL
(21) 9979-4486 ou (21) 2523-6962 – ivan@ivens.inf.br

09/11/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |