Estaleiro Mauá lança ao mar o navio José Alencar e começa a construção de quatro navios Panamax

  • 12/12/2011

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[Fotos: Paulo Botelho]

A Transpetro e o Estaleiro Mauá lançaram ao mar o navio de produtos José Alencar, batizado em homenagem ao ex-vice-presidente da República. O navio foi lançado ao mar da carreira do estaleiro e conduzido ao cais de acabamento para finalizar sua construção.

O José de Alencar é um navio para transporte de produtos derivados de petróleo, com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis. É o último navio da série de quatro navios de produtos encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) ao Estaleiro Mauá. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue à Transpetro no dia 25 de novembro e já está em operação. As outras duas embarcações, Sérgio Buarque de Holanda e Rômulo Almeida, estão em fase de acabamento.

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Os presidentes: José Sergio Gabrielli, da Petrobras, Ariovaldo Rocha, do SINAVAL, Manoel Ribeiro, do Estaleiro Mauá e Sergio Machado, da Transpetro, na cerimônia do lançamento do navio José de Alencar

Em discurso durante a cerimônia, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reforçou a importância do desenvolvimento da indústria naval brasileira para atender à grande demanda gerada pelo pré-sal: “Não vamos construir navios fora do Brasil. O que puder ser feito aqui, será feito aqui. Este é um desafio fundamental”, disse.

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, agradeceu o empenho dos trabalhadores do Estaleiro Mauá: “Valeu a pena acreditar na capacidade do povo brasileiro. Valeu a pena acreditar que o Brasil, tendo chance, é capaz de superar qualquer desafio e mostrar que o nosso país tem força, tem garra. É esse o Brasil que está sendo construído hoje”, afirmou.

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Na carreira do Estaleiro Mauá o José de Alencar desliza para o mar e dá lugar à construção de uma série de quatro petroleiros Panamax.

O navio José Alencar tem como madrinha a gerente geral de construção e montagem do Promef, Ana Paula dos Santos Costa.

Logo após o lançamento da embarcação, o Estaleiro Mauá realizou o batimento de quilha do primeiro navio da série de quatro Panamax encomendados pelo Promef. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 72,9 mil toneladas de porte bruto, os navios Panamax serão usados para o transporte de petróleo ou derivados escuros. A série de quatro Panamax foi contratada ao Estaleiro Ilha SA (Eisa), que construirá as embarcações no Mauá.

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Ariovaldo Rocha, presidente do SINAVAL, fala sobre o sucesso da construção naval em 2011, observado por Ana Paula dos Santos Costa, madrinha do navio.

O programa já encomendou 41 navios e 20 comboios hidroviários a estaleiros brasileiros, com investimento de R$ 10 bilhões, garantindo as bases para a revitalização da indústria naval brasileira. As encomendas permitiram a abertura de três novos estaleiros no Brasil – Estaleiro Atlântico Sul, STX Promar e Estaleiro Rio Tietê. Outros oito navios estão em fase final de licitação.

O Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking das encomendas de navios em geral. A indústria naval brasileira, que tinha menos de 2 mil trabalhadores na virada do século, hoje emprega quase 60 mil pessoas.

Características Técnicas
Tipo Produtos
Porte bruto 48.300 toneladas
Comprimento total 183 metros
Boca 32,20 metros
Calado 12,80 metros
Pontal 18,60 metros
Velocidade 14,6 nós
Transporta Produtos claros (gasolina e diesel)
12/12/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |