Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS): Cerimônia de entrega do Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade mostra avanço do setor no Brasil

  • 06/12/2011
Sinaval-Informa-70-fig01

Da esquerda para a direita: Mauro Cruz, diretor do estaleiro UTC; Luiz Maurício Portela, presidente do estaleiro Aliança; Arnaldo Calbucci, diretor da Wilson, Sons; Helcio Makoto, diretor da WEG; Sergio Fourley, diretor do estaleiro Enaval; Sergio Lopes, diretor da Spice Gourmet.

 

O presidente do SINAVAL, Ariovaldo Rocha, disse que estaleiros de fornecedores da construção naval demonstraram um grande avanço nos últimos 11 anos, desde que o setor iniciou sua recuperação em 2000. Segundo Rocha o Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade apresenta os exemplos concretos das realizações conquistadas.

Quatro empresas – os estaleiros Aliança e Wilson, Sons, e os fornecedores WEG e Spice Gourmet – foram premiadas. Menções honrosas foram concedidas aos estaleiros UTC e Enaval. No total 15 empresas participaram deste primeiro ano de concessão do PNQS.

Os prêmios foram entregues pelos representantes dos patrocinadores do evento: o gerente de logística da Petrobras, Eduardo Autran de Almeida Jr.; o superintendente comercial do Banco do Brasil, Claudio de Oliveira Borsa; a superintendente regional de petróleo e gás da Caixa, Eugênia Regina de Melo; e o diretor da Sete Brasil, Pedro Barusco.

O Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade (PNQS) é promovido pelo SINAVAL – Sindicato da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore e a Fundação ARO. A premiação ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal, no centro do Rio de Janeiro, às 17h30 de segunda-feira, 5 de dezembro de 2011.

 

Projetos premiados

Projetos na modalidade “Caminho do Desenvolvimento”
reconhecimento de políticas ou processos de sustentabilidade
das empresas e do aumento da competitividade;

Estaleiro Wilson, Sons

Sinaval-Informa-70-fig04

Prêmio entregue pelo superintendente do Banco do Brasil, Cláudio de Oliveira Borsa e recebido pelo diretor da Wilson, Sons, Arnaldo Calbucci.

Localização: Cubatão (SP)
Projeto de gestão corporativa e sustentabilidade com aumento da produtividade.

Descrição do projeto:
O estaleiro Wilson, Sons desenvolveu os Princípios Éticos, Código de Conduta Ética e a Política Corporativa de Responsabilidade Social. No âmbito desses princípios, a empresa implantou o Programa de Conteúdo Local, com o objetivo de desenvolver fornecedores locais nos setores navipeças e serviços, iniciado em 2005 e hoje conta com uma área especializada que promove a interação entre as partes interessadas. O resultado alcançado foi estabelecer uma cadeia produtiva local para suprir as necessidades de fornecimento no programa de construção de navios de apoio marítimo e rebocadores, com geração de emprego e renda em empresas locais, promovendo qualificação profissional.

WEG

Sinaval-Informa-70-fig03

Prêmio entregue pelo gerente de logística Petrobras, Eduardo Autran de Almeida Jr., ao diretor da WEG, Hélcio Makoto Morikossi.

Localização: Jaraguá do Sul (SC)
Projeto de gestão corporativa e sustentabilidade através do Programa de Formação de Chefias.

Descrição do projeto:
O Programa de Formação de Chefias surgiu ao final da década de 90, para atender à crescente necessidade da empresa que é a maior fornecedora latino-americana de motores elétricos, para a formação continuada de pessoal e progressiva qualificação das chefias e lideranças. O principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências como gestores para uma atuação efetiva como chefes de seção para os desafios do século XXI. O aprimoramento profissional está baseado nas Competências Gerenciais estabelecidas pela WEG que são: 1. Foco no Cliente; 2. Sinergia de Grupo; 3. Multiculturalidade; 4. Gestão de Pessoas; 5. Gestão do Conhecimento; 6. Gestão do Capital Investido e 7. Proatividade.

 

Projetos na modalidade “Inovação e Responsabilidade Social”
práticas inovadoras ou resultados obtidos em programas de
responsabilidade social, ABNT 16001 de 2004.

Estaleiro Aliança

Sinaval-Informa-70-fig07

Prêmio entregue pela superintendente regional da Caixa, Eugênia Regina de Melo, e recebido pelo presidente do estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela.

Localização: Niterói (RJ)
Projeto de responsabilidade social e fortalecimento da cultura corporativa.

Descrição do projeto:
Com a adoção do Projeto Pescar, para formação de jovens aprendizes, o Estaleiro Aliança formou 79 jovens, nos últimos cinco anos. O principal objetivo dessa iniciativa é buscar o resgate da cidadania e preparar jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do exercício de uma profissão, promovendo assim sua inclusão social.

Os jovens são residentes em comunidades do entorno do Estaleiro Aliança, que estejam estudando. Cerca de 80% dos jovens aprendizes formados foram absorvidos no quadro de colaboradores da empresa. Os resultados alcançados fortaleceram os objetivos da manutenção de uma tradição de carreira na indústria da construção naval, que voltou a existir nos últimos 11 anos.

Spice Gourmet

Sinaval-Informa-70-fig06

Prêmio entregue pelo diretor da Sete Brasil, Pedro Barusco, e recebido pelo diretor da Spice, Sergio Lopes.

Localização: sediada no Rio de Janeiro (RJ)
Projeto de gestão corporativa e sustentabilidade por meio do contínuo aperfeiçoamento dos recursos humanos.

Descrição do projeto:
O Programa de Desenvolvimento de RH da Spice Gourmet colocou a empresa no ranking nacional da pesquisa “As Melhores Empresas para se Trabalhar”. Com 20 anos de atuação no fornecimento de refeições industriais, a empresa é fornecedora de diversos estaleiros brasileiros, em vários estados. A inovação do programa da Spice Gourmet é a análise mensal de críticas e sugestões diárias realizadas pelo seu próprio pessoal, pela intranet, resultando no aperfeiçoamento dos processos produtivos e gerenciais.

 

Menções honrosas

Estaleiro UTC

Sinaval-Informa-70-fig02

Menção Honrosa entregue pelo vice presidente executivo do SINAVAL, Franco Papini, recebido pelo diretor do estaleiro UTC, Mauro Cruz.

Localização: Niterói (RJ)
Projeto de gestão corporativa e plano de sustentabilidade.

Descrição do projeto:
O Plano de Sustentabilidade da UTC alicerça seus princípios básicos em conceitos administrativos e produtivos. O conceito é apostar em inovações no campo socioeconômico de forma a manter-se no mercado com os padrões de seus serviços entre os melhores do Brasil. Esse conceito começa na contratação de seu pessoal, buscando mão de obra local e promovendo sua constante qualificação. A melhoria dos processos produtivos visa à redução no valor agregado dos custos de produção aumentando sua capacidade de concorrer com as grandes empresas no mercado de construção naval. As ações ocorrem na formação em setores produtivos como as atividades de soldagem (processo significativo na cadeia produtiva na montagem industrial) e vão até ações sociais como a Costura Solidária que contrata com a comunidade a fabricação dos uniformes dos operários.

Estaleiro Enaval

Sinaval-Informa-70-fig05

Menção Honrosa entregue pelo presidente da Fundação Aro, Acurcio Oliveira, e recebida pelo diretor do estaleiro Enaval, Sergio Fourley.

Localização: Niterói (RJ)
Projeto de gestão corporativa e ética organizacional.

Descrição do projeto:
A empresa mantém e divulga seus princípios, valores, missão, visão e regras de conduta diante das principais partes interessadas, comprometidos com o bem comum. A lucratividade nos negócios decorre da satisfação dos clientes, cujo grau é monitorado. Participação efetiva de todos os colaboradores no cumprimento dessa política, com desenvolvimento profissional, estímulo ao trabalho em equipe, ambiente de trabalho adequado e reconhecimento àqueles que se destacarem na conquista de resultados aferidos por processo de avaliação.

O padrão de qualidade naval

“O compromisso da indústria brasileira da construção naval e offshore é estabelecer padrão operacional competitivo em relação ao mercado mundial”, diz Ariovaldo Rocha. “Já alcançamos reconhecimento nas relações trabalhistas, ao desenvolver com os sindicatos dos trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego a nova norma de segurança do trabalho em estaleiros, a NR 34, considerada um exemplo mundial pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse padrão de comprometimento socioeconômico é o que desejamos manter e estimular.”

Desenvolvimento sustentável

“O PNQS mostra o desenvolvimento da indústria brasileira da construção naval e offshore que ocorre de forma estruturada e com metas definidas a atingir”, diz o vice-presidente executivo do SINAVAL, Franco Papini.

Articulação dos agentes

O PNQS busca universalizar no setor o estágio de desenvolvimento já atingido em vários estaleiros. Procura estimular a articulação com os demais agentes que atuam no setor da construção naval que são: a indústria fornecedora de materiais, equipamentos, sistemas e serviços; as instituições financeiras; os centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.
• Para a rede de fornecedores, o SINAVAL está operacionalizando o programa de aumento do conteúdo local nos fornecimentos a navios e plataformas.
• Com as instituições financeiras, o SINAVAL dá continuidade aos convênios firmados com o Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal, com o objetivo do fortalecimento da capacidade empresarial e da cadeia produtiva.

Informações sobre o PNQS

O PNQS será atribuído segundo duas modalidades:
1. reconhecimento de políticas ou processos de sustentabilidade das empresas e do aumento da competitividade;
2. práticas inovadoras ou de aperfeiçoamento, com resultados constatados, no escopo dos programas definidos pelo governo federal e da norma técnica de responsabilidade social, ABNT 16001 de 2004.
Participaram do PNQS empresas do setor naval (estaleiros ou fornecedoras) que inscreveram suas experiências nas áreas de qualidade da produção e inovação, respeito ambiental e responsabilidade social.

Mais informações

Ivan Leão – assessor de imprensa do SINAVAL
(21) 9979-4486 ou (21) 2523-6962 – ivan@ivens.inf.br
www.aro.org.br/premio

 

 

 

 

06/12/2011|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |