Segundo diversos técnicos esta operação representa um recorde em volume de içamento realizado em estaleiros no mundo. Um sistema como 12 torres e 24 macacos hidráulicos realizou a elevação do deque.
O casco da P-55 foi construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS-PE) e navegou de Suape (PE) até Rio Grande (RS) controlado por rebocadores.
Em todas as fases, a construção da P-55 representa uma importante conquista da engenharia naval brasileira e demonstra claramente a capacidade industrial dos estaleiros, a capacidade de projeto do Cenpes / Petrobras e projetistas privados brasileiros, como a Projemar, responsável pelo projeto e detalhamento do casco.
A operação de acoplamento do casco da plataforma semi-submersível com o deque, é chamada no jargão offshore de mating.
O Estaleiro BrasFELS, localizado em Angra dos Reis (RJ), já havia realizado operação de acoplamento (mating) utilizando as águas tranguilas da Baía da Angra. Utilizou a técnica de submergir o casco da P-56 e transferiu o deque para cima de duas balsas que posicionaram o deque no local exato, sobre o casco, que flutuou (ao ser retirado o lastro) até o acoplamento ser realizado. A P-56 foi entregue para iniciar operação junho de 2011.
São dois exemplos de boas praticas de engenharia, capacidade técnica e inovação que os estaleiros brasileiros realizaram.
A estatal brasileira de petróleo Petrobras concluiu, sábado (7), o deck mating da plataforma semissubmersível P-55, no Polo Naval do Rio Grande (RS).