Acoplamento do deque com o casco da P-55 marca recorde de içamento na construção naval

  • 09/07/2012

Sinaval-Informa-78-fig2

O deque da P-55, construído no ERG, pesa aproximadamente 17 mil toneladas e foi içado por sistema composto por 12 torres e 24 macacos hidráulicos a uma altura de 47 metros em relação ao fundo do dique para permitir que o casco flutuasse até a posição de acoplamento sob o deque [Foto: Joao Paulo Ceglinski]

A operação de acoplamento do casco da P-55 com o deque, onde serão instalados os módulos de processo, foi realizado com sucesso no dique seco do Estaleiros Rio Grande (ERG-RS), dia 7 de julho de 2012. A operação representa importante marco para a construção naval brasileira. Para realizar o acoplamento no dique foi necessário içar o deque, de cerca de 17 mil toneladas, a uma altura de 47 metros em relação ao fundo do dique, permitindo que o casco flutuasse até a sua posição de acoplamento, sob o deque.

Segundo diversos técnicos esta operação representa um recorde em volume de içamento realizado em estaleiros no mundo. Um sistema como 12 torres e 24 macacos hidráulicos realizou a elevação do deque.

O casco da P-55 foi construído no Estaleiro Atlântico Sul (EAS-PE) e navegou de Suape (PE) até Rio Grande (RS) controlado por rebocadores.

Em todas as fases, a construção da P-55 representa uma importante conquista da engenharia naval brasileira e demonstra claramente a capacidade industrial dos estaleiros, a capacidade de projeto do Cenpes / Petrobras e projetistas privados brasileiros, como a Projemar, responsável pelo projeto e detalhamento do casco.

A operação de acoplamento do casco da plataforma semi-submersível  com o deque, é chamada no jargão offshore de mating.

O Estaleiro BrasFELS, localizado em Angra dos Reis (RJ), já havia realizado operação de acoplamento (mating) utilizando as águas tranguilas da Baía da Angra. Utilizou a técnica de submergir o casco da P-56 e transferiu o deque para cima de duas balsas que posicionaram o deque no local exato, sobre o casco, que flutuou (ao ser retirado o lastro) até o acoplamento ser realizado. A P-56 foi entregue para iniciar operação junho de 2011.

São dois exemplos de boas praticas de engenharia, capacidade técnica e inovação que os estaleiros brasileiros realizaram.

A estatal brasileira de petróleo Petrobras concluiu, sábado (7), o deck mating da plataforma semissubmersível P-55, no Polo Naval do Rio Grande (RS).

Sinaval-Informa-78-fig1

O Estaleiros Rio Grande (ERG-RS), no Pólo Naval de Rio Grande, realizou o acoplamento do casco da P-55 (a esquerda) no cais, com o deque (a direita no dique) [Foto: Joao Paulo Ceglinski]

09/07/2012|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |