Estaleiro Atlântico Sul lançou ao mar o petroleiro Zumbi dos Palmares

  • 23/11/2012
Sinaval-Informa-94-fig1

Foto: Eudes Santana

A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) lançaram ao mar, sexta-feira (23/11/2012), o navio petroleiro tipo Suezmax batizado de Zumbi dos Palmares. É o segundo navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) construído na Região Nordeste.

O petroleiro Zumbi dos Palmares tem como madrinha a gerente de gestão de efetivos da Transpetro, Vânia Lúcia Claudina Cardoso. O navio tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. É o segundo de uma série de 10 petroleiros idênticos encomendados ao EAS. O primeiro deles, João Cândido, está em operação desde o dia 25 de maio de 2012.

O navio passa para a fase de acabamento ao longo do cais do EAS até sua entrega à Transpetro em 2013.

Três embarcações do Promef já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, pelo EAS. Na próxima terça-feira (27/11), será lançado ao mar, pelo Estaleiro Mauá, o navio Anita Garibaldi, primeiro de uma série de quatro petroleiros panamax encomendados pelo Promef ao estaleiro.

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. Antes do programa, a indústria naval brasileira passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras.

Ficha Técnica – Zumbi dos Palmares
Tipo Petroleiro SuezMax
Capacidade 157.000 TPB (toneladas de porte bruto, medida da capacidade de carga)
Comprimento 274,2 metros
Altura 51,6 metros
Largura 40 metros
Calado 17 metros (compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho)
Pontal (distância entre o fundo e o convés) 23,2 metros
Velocidade 14,8 nós
Autonomia 20 mil milhas náuticas
Número de tanques 14 tanques, sendo 12 de carga e 2 de sobra
23/11/2012|Seção: SINAVAL Informa|Tags: |