Embarcações serão fabricadas por empresas nacionais e da China

  • 22/01/2013

As novas barcas atenderão a aumento no número de pessoas transportadas na linha Rio-Niterói

As novas embarcações encomendadas pelo Governo do Estado para atender à demanda de passageiros do transporte hidroviário do Rio de Janeiro serão fabricadas por empresas do Brasil e da China. Os estaleiros INACE – Instituto Naval do Ceará – e Afai Southern Shipyard foram anunciados como vencedores da licitação finalizada pela Secretaria estadual de Transportes na tarde de ontem.

As novas barcas atenderão a um aumento de 72% no número de pessoas transportadas na linha Rio-Niterói. A previsão é de que o número de passageiros salte de 11,6 mil/hora para 20 mil/hora, na ligação entre os dois municípios.

“As embarcações serão equipadas com ar-condicionado, sistemas de embarque e desembarque em dois níveis, TVs de plasma, além de modernos equipamentos de navegação. A aquisição faz parte da série de investimentos em curso no sistema, como a ampliação e modernização das estações Praça XV e Araribóia”, explica o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Estado investirá- A licitação foi dividida em dois lotes: um correspondente às sete barcas de dois mil lugares, cada, vencido pela empresa chinesa; e outro para os dois catamarãs de quinhentos lugares, vencido pela INACE. O Governo do Estado investirá R$ 273.153.171,98 na aquisição das nove embarcações, financiadas pelo Banco do Brasil.

Fonte: O Fluminense
22/01/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |