A LOG-IN Logística Intermodal S/A (BM&FBovespa: LOGN3) comunica que iniciou, no dia 19 de fevereiro, a operação do navio LOG-IN Tambaqui, terceiro navio de uma encomenda de sete que a LOG-IN possui ao EISA (Estaleiro Ilha S.A.), sendo cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento total da LOG-IN em construção naval no Brasil é superior a R$ 1 bilhão, dos quais cerca de R$ 340 milhões são destinados exclusivamente aos dois navios graneleiros. Neste primeiro embarque do LOG-IN Tambaqui, foram carregadas aproximadamente 75 mil toneladas de bauxita, no Porto de Trombetas. Informa Vital Jorge Lopes, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da LOG-IN.
O segundo navio graneleiro, LOG-IN Tucunaré, tem previsão de entrada em operação ao final do ano de 2013.
O LOG-IN Tambaqui foi construído para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte, que prevê viagens entre o Porto de Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no Estado do Pará. A operação movimentará em torno de 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período. O contrato prevê volume de seis milhões de toneladas por ano, em condição de “take or pay”, com suas receitas dolarizadas e gatilho de gestão de oscilação das condições internacionais do preço do combustível.
Para a construção do LOG-IN Tambaqui foram utilizadas aproximadamente 13 mil toneladas de chapas de aço. O navio possui 80 mil toneladas de porte bruto, 245 metros de comprimento total e 40 metros de largura.
O projeto do navio levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irá atuar. Sua hidrodinâmica foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água com a finalidade de não prejudicar a população ribeirinha. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideram padrões superiores de eficiência.
Antes do LOG-IN Tambaqui, o último graneleiro construído no Brasil, e que ficou sob bandeira brasileira, foi o navio “Marcos Dias”, no início da década de 1990.
Projeto Bauxiteiros – Em janeiro de 2010, a LOG-IN iniciou a operação para a Alunorte com navios afretados, que serão substituídos pelos graneleiros LOG-IN Tambaqui e o LOG-IN Tucunaré, este último em fase adiantada de construção.
Todas as embarcações encomendadas pela LOG-IN ao EISA estão incluídas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O projeto com a Alunorte faz parte da estratégia da LOG-IN de desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo.
Números LOG-IN Tambaqui:
R$ 170 milhões
investimento estimado.
75 mil toneladas
volume a ser transportado por viagem.
9 dias
tempo estimado para cada viagem.
80 mil toneladas
porte bruto da embarcação.
245 metros
comprimento total do navio.
40 metros
largura total do navio.
25 anos
duração do contrato com a Alunorte.
150 milhões toneladas
quantidade de minério de bauxita a granel a ser transportada durante o contrato com a Alunorte.