A maior oferta por gás natural da Rússia e dos EUA promove aumento das encomendas de navios gaseiros de maior porte. A informação é da Drewry Maritime Research. A oferta de gás ampliou a base do consumo em países emergentes além de manter a demanda em tradicionais consumidores como o Japão e a Coréia do Sul.
O crescimento esperado do transporte marítimo de GLP estimula operadores a aumentar suas frotas de navios gaseiros. Os estaleiros internacionais já recebem novas encomendas. Em 2012 estaleiros internacionais receberam encomendas para construir 11 navios gaseiros de grande porte (VLGC – Very Large Gas Carriers), em 2010 foram cinco e em 2011 foram quatro. O tamanho médio dos navios também a aumentou de 15.179 metros cúbicos, em 2010, para 32.125 metros cúbicos em 2012.
A operadora Frontline confirmou , em outubro de 2012, opção para construção de dois gaseiros com capacidade para 84 mil metros cúbicos, no estaleiro chinês Jiangnan Changxing, de Xangai, e anunciou intenção de construir outros seis gaseiros do mesmo porte. O operador Tomza Group contratou VLGC no estaleiro Hyundai por US$ 73 milhões. Os gaseiros com contratos confirmas têm entrega prevista em 2014.