Qualificar mão de obra é principal desafio

  • 22/03/2013

A qualificação de cerca de 35 mil trabalhadores nos próximos cinco anos é o principal desafio diagnosticado no Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém que teve início ontem, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, na Assembléia Legislativa. O evento tem o objetivo de discutir e consolidar o diagnóstico sobre a versão preliminar do Cenário Crítico do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O alerta é do deputado Lula Moraies (PC do B), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia.

Segundo ele a falta dessa mão de obra qualificada preocupa. ”Precisaremos de 35 mil pessoas qualificadas para trabalhar em todas as empresas do complexo. Capacitar essa quantidade de pessoas não é tarefa simples”, afirmou ele. Cerca de 65 entidades participam das discussões que terminam hoje quando serão definidos os desafios e encaminhamentos a serem tomados.

Outra questão relevante, segundo o parlamentar, é o planejamento urbano dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. “Essas regiões vão receber muita gente. É preciso que isso se dê de forma planejada para não acontecer a favelização, como ocorreu em outros empreendimentos” alertou o parlamentar. Rosana Garjulli, que coordenou a elaboração do documento prévio, reforçou a importância da preocupação com a falta de mão de obra. “Não envolveria apenas capacitação das pessoas da região, mas também de outras regiões, como Sobral, onde há escolas técnicas” apontou ela. Após o documento ser aprovado, na reunião de hoje, as propostas serão encaminhadas a instituições que ficarão responsáveis por trabalhar nas propostas. O documento deve ser lançado publicamente em trinta dias.

Mobilização

O presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, participou da abertura do evento onde falou sobre a “campanha pró-refinaria” – uma mobilização do legislativo cearense pela implantação da Refinaria Premium II. Segundo ele, a campanha envolverá pequenos, médios e grandes empresários, prefeitos, vereadores, deputados, senadores e a população civil de 8 regiões do Estado para que a refinaria fique pronta no menor tempo possível.

“Vamos a oito regiões do Ceará para explicar a importância da refinaria para o Estado. Muita gente não tem noção do que é uma refinaria. O terreno já está pronto, a licença já foi dada pela Funai, já está na Semace. As coisas estão acontecendo.”

Fonte: O Povo (CE)

 

 

22/03/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |