América do Norte dominará crescimento da oferta de petróleo diz AIE

  • 14/05/2013

A América do Norte vai dominar o crescimento da oferta mundial de petróleo nos próximos cinco anos, prevê a Agência Internacional de Energia (AIE), graças ao avanço tecnológico que permite o acesso a reservas antes inacessíveis.

Em sua análise divulgada hoje, que traz uma visão de cinco anos do mercado de petróleo, a AIE disse que a produção americana está aumentando muito mais rapidamente do que o esperado antes, como resultado de preços sustentados em níveis altos e de operações eficientes.

Essa avaliação representa uma mudança do ponto de vista anterior da AIE, que via o crescimento da oferta dividido entre a Opep e os países de fora da Opep no médio prazo. O rápido aumento da oferta diminuiu a demanda, pelos Estados Unidos, de petróleo proveniente de países da Opep, como a Nigéria.

De acordo com a AIE, a produção média da América do Norte deverá crescer em 3,9 milhões de barris por dia entre 2012 e 2018, respondendo por mais da metade do aumento da produção de países de fora da Opep no período.

Ao mesmo tempo, os produtores que historicamente dominaram o mercado de petróleo enfrentam um período difícil, já que a demanda pelo óleo da Opep deverá recuar nos próximos anos.

Neste ano, a AIE espera que a demanda pelo petróleo da Opep caia para menos de 30 milhões de barris por dia. A agência acredita que essa tendência prosseguirá até 2018.
A instituição projeta que a capacidade de produção média da Opep vai crescer em 1,75 milhão de barris por dia entre 2012 e 2018, atingindo 36,75 milhões de barris por dia até o fim do período.

“Praticamente todos os aspectos da cadeia de oferta global de petróleo passarão em alguma medida por um transformação nos próximos cinco anos, com consequências significativas para a economia global e a segurança do petróleo”, disse a AIE.

Fonte: Valor / Dow Jones Newswires
14/05/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |