Ponto de Vista: A importância da construção naval no Brasil

  • 10/05/2013

Uma nova geração de brasileiros está entrando no mercado de trabalho e encontra um momento mais favorável que o encontrado por seus pais. O motivo é que ocorreu uma grande mudança no Brasil e vivemos um momento que os economistas chamam de “pleno emprego”. Contribuíram para isso a expansão do setor de serviços, o crescimento do setor de agronegócios e a expansão da indústria que, apesar da expansão modesta, tem relevante participação na geração de empregos.

Nos últimos dez anos um novo setor produtivo passou a fazer parte das estatísticas, o setor da construção naval e offshore, que atualmente emprega mais de 60 mil pessoas, sendo mais de 25 mil nos estaleiros do Rio de Janeiro. A construção naval brasileira é considerada pelo Governo federal uma indústria estratégica por vários motivos. Em primeiro lugar porque cria capacidade no Brasil para a construção dos navios necessários para transportar mercadorias às diversas regiões do país, do Rio Grande do Sul até a Amazônia, através de cerca de 8 mil quilômetros de mar e mais dois mil quilômetros através do Rio Amazonas. Constrói navios petroleiros e plataformas para produção de petróleo em alto-mar e os comboios de empurradores e barcaças para o transporte na extensa malha fluvial.

A construção naval, em todos os países onde existe, é fortemente apoiada pelos governos e pela sociedade, reconhecida como geradora de empregos, por sua capacidade de promover desenvolvimento nas regiões onde se localiza e por gerar negócios e renda na rede de empresas que fornecem aos estaleiros. A construção naval é uma indústria montadora, grande consumidora de aço, tubulações, equipamentos e sistemas eletrônicos de controle e comando. Promove intensa dinâmica no mercado de trabalho e qualifica recursos humanos num setor onde as encomendas para atender a produção de petróleo em alto-mar devem prosseguir pelos próximos 25 a 30 anos.

O Governo brasileiro adotou a política de implantar no Brasil uma indústria de construção naval capaz de atender uma parcela estratégica das necessidades de navios e plataformas de produção de petróleo. Essa política pública está sendo cumprida com efeitos positivos para o emprego e a renda, criando uma nova categoria de trabalhadores e novas oportunidades de negócios. O Sinaval defende a continuidade desta política, que beneficia a todos os brasileiros.

Ariovaldo Rocha
Presidente do SINAVAL – Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore

 

Fonte: O Fluminense
10/05/2013|Seção: Artigos|Tags: , , |