P-63 finaliza construção no Rio de Janeiro

  • 21/06/2013
P-63 (Foto: divulgação Quip)

P-63 (Foto: divulgação Quip)

O navio-plataforma P-63 tipo FPSO de produção de petróleo saiu, dia 18 de Junho de 2013, de Rio Grande (RS), após concluída a integração de 23 módulos da planta de serviços no deque superior, realizada pelo estaleiro Quip. No Rio de Janeiro serão executados serviços finais dos equipamentos do sistema de interligação com os poços submarinos para entrega à Petrobras.

A P-63 está entre as novas unidades que entrarão em operação em 2013, contribuindo para o aumento da produção de petróleo na Petrobras e o alcance da meta de produção de 2,75 milhões de barris por dia, prevista para 2017.

Com capacidade para processar 140 mil barris/dia de óleo e comprimir 1 milhão de m3/dia de gás, a unidade irá para o campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%).

A P-63 foi convertida em um FPSO a partir do navio-tanque BW Nisa, no Estaleiro Cosco, na China. A unidade chegou ao Brasil em janeiro deste ano para passar pelas últimas etapas de construção. Ao todo foram instalados e interligados 23 módulos da planta de processo. Os serviços executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BWOffshore empregaram, no pico das obras, cerca de 1.500 trabalhadores.

O FPSO P-63 atuará junto à plataforma P-61, primeira do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil, que está em fase final de obra em Angra dos Reis (RJ). As unidades compõem o Projeto Papa-Terra, que prevê a perfuração, completação e interligação das unidades a 30 poços produtores de petróleo. Toda a produção da P-61 será transferida para o FPSO P-63, responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído.

Fonte: Petrobras e Quip
21/06/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |