Organizações internacionais discutem segurança dos transportes naval e aéreo

  • 09/07/2013

O secretário geral da International Maritime Organization (IMO), Koji Sekimizu, recebeu seus colegas da International Aviation Organization (ICAO), Raymond Benjamin, e da World Costums Organization, Kunio Mikuriya, na sede da IMO, em Londres, para discutir uma pauta capaz de garantir segurança na rede de fornecedores de serviços de transporte em navios e aviões através das fronteiras internationais.

A IMO considera essencial para um sistema de transporte marítimo sustentável a existência de uma rede de operadores capaz de trabalhar com eficiência e harmonia, superando e mitigando potenciais riscos e ameaças. O elemento chave para isso é a construção de uma parceria para assegurar assistência técnica e cooperação, particularmente em países emergentes e em regiões geográficas de alto risco, para superar vulnerabilidades de segurança na rede  de operadores globais e criar oportunidades para ampliar facilidades ao comércio mundial.

A ICAO, do ponto de vista do transporte aéreo, considera necessária coordenação eficaz da segurança no transporte e no controle de fronteiras para superar as ameaças constantes do terrorismo global, e minimizar impactos adversos  no transporte de passageiros e mercadorias.

A WCO destaca que as parcerias entre as organizações, em nível internacional, é uma ação crítica para enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam no panorama das atividades das alfândegas e ambiente mundial de comércio do século 21. As viagens e o comércio num mundo globalizado exigem m novo formato de pensar e coordenar a conexão entre os agentes envolvidos para garantir competitividade econômica e proteger a sociedade.

Os representantes das organizações internacionais enfatizam a necessidade de uma assistência técnica mútua para superar as vulnerabilidades e ampliar os mecanismos que permitam a expansão dos sistemas de transporte.

Fonte: World Maritime News
09/07/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |