Vale Shinas chega a Oman na sua primeira viagem com minério de ferro ao Porto de Sohar

  • 17/07/2013

noticia-232-fig1

O VLOC (Very Large Ore Carrier) Vale Shinas completou sua primeira viagem do Porto de Tubarão, no Brasil, ao porto de Sohar, em Oman, com 400 mil toneladas de minério de ferro. O navio com 360 metros de comprimento e 65 metros de largura é um dos maiores do mundo e foi construído pelo estaleiro Jiangsu Rongsheng Heavy Industries Compan, de Nantong, na China, para a Oman Shipping Company.

O Vale Shinas é o quarto VLOC construído para operar no transporte de minério de ferro da Vale ao porto concentrador de minérios do sultanato de Oman, numa parceria estratégica com a Oman Shipping Company.

Numa cerimônia comemorativa, com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Ahmed Bin Mohammed Bin Salim Al Futaisi, também do conselho diretor da Oman Shipping Company, o presidente da Vale em Oman, Marcos Beluco, disse que a Vale tem orgulho de contribuir para a diversificação da economia do sultanato, onde foi criada uma mina de ferro vitual que é a base de um futuro pólo siderúrgico na região.

O presidente da Oman Shipping Company, Tarik Al Junaidi, destacou que o relacionamento com a Vale é baseado numa visão de um futuro sustentável e que o terminal portuário da Vale em Liwa apresenta capacidade logística única para alcançar os mercados no Oriente Médio, Norte de África e a India com grande eficiência em velocidade.

Fonte: World Maritime News