Produção de aço na China terá recorde em 2013

  • 05/08/2013

Estoques maiores que a demanda criam pressão nos preços de aço e nos balanços das siderúrgicas, com muitas registrando prejuízos. As siderúrgicas da China, que produzem quase metade da produção mundial, mantém a produção alta para manter a quota de mercado.

A produção de aço na China deve subir 9% 2013 e atingir o recorde de cerca de 780 milhões de toneladas, afirmou o regulador econômico do país nesta sexta-feira (02/08), mesmo com a desaceleração da economia apontando expansão modesta da demanda. As siderúrgicas da China, que respondem por quase metade da produção mundial, têm mantido a produção alta para proteger a sua quota de mercado num setor fragmentado e manter linhas de crédito com os bancos.

Mas com os estoques maiores que a demanda conforme o crescimento da economia chinesa desacelera, há pressão nos preços de aço e nos balanços das siderúrgicas, com muitas registrando prejuízos. O crescimento na demanda por aço no maior produtor e consumidor do mundo permanecerá fraco no segundo semestre, disse a Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (NDRC, na sigla em inglês).

“O modesto crescimento não irá fornecer muitos catalisadores para a demanda por aço e o crescimento irá melhorar pouco na segunda metade, o que irá manter uma pressão sobre os preços”, disse a NDRC em um comunicado em seu site.

Fonte: Brasil Econômico Por Ruby Lian e Fayen Wong/ Reuters
05/08/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |