Anunciados novos cursos de qualificação profissional para o polo naval

  • 09/09/2013

Cento e trinta alunos participaram, na noite da última sexta-feira (6), em Rio Grande, da aula inaugural de oito novos cursos de qualificação profissional para o Polo Naval, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Graças ao curso de qualificação oferecido pelo Senai, recebi recentemente uma promoção no meu trabalho e minha vida melhorou bastante”, disse, satisfeito, o aluno Valmir Vaz Porto, representando os inúmeros colegas que já passaram pelo Senai no município da Região Sul.

Com a iniciativa, foram geradas 2,5 mil novas vagas, com índice de empregabilidade superior a 70% no Porto do Rio Grande. Conforme o diretor do Senai, Vinícius Mordini de Andrade, as vagas dobraram desde o início dos convênios com os governos Estadual e Federal e nunca se ofereceu tantos cursos gratuitos no município como agora. “A realidade dos alunos e alunas formadas pelos cursos de qualificação mudou muito nos últimos anos. Hoje eles são cortejados para trabalharem em grandes empresas”, afirmou o governador Tarso Genro, durante o ato que marcou o último compromisso da Interiorização de Governo em Rio Grande.

“Este é o momento de demonstrar como é possível fazer desenvolvimento social e como ele contribui para o desenvolvimento econômico no Estado e no país”, completou o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Ivan De Pellegrin.

Crescimento

Para o vice-presidente de sustentabilidade da petroleira BG Brasil, Orlando Lima, desde o início da parceria com o Governo do Estado, em 2011, as matrículas cresceram mais de 100%, somando 3,6 mil só em 2013. “Nosso objetivo é somar esforços com os parceiros para trazer qualificação diferenciada e agregar valor nesse processo de aprendizado”.

Tarso também falou aos alunos dos avanços pessoais e profissionais que os cursos oferecidos pelo poder público podem gerar, promovendo uma cadeia de desenvolvimento e motivação para as novas gerações.“O Governo do Estado tem orgulho de participar dessa grande articulação, para que se crie uma sociedade mais justa e com crescimento econômico para que todos tenham uma vida digna e feliz”, finalizou.

Fonte: Jornal Agora (RS)
09/09/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |