Congressistas dos EUA de diferentes origens concordaram que seu país deve ter uma indústria marítima forte e o Governo em Washington precisa garantir que isso aconteça. A decisão de apoio numa frente parlamentar foi adota durante a Convenção do Departamento de Comércio e Transporte Marítimo de 2013 (MTD – Maritime Trades Department).
Os congressistas expressaram seu apoio durante o evento realizado nos dias 5 e 6 de setembro de 2013, em Los Angeles (California – USA), enfatizando a necessidade de manter políticas como o Jones Act, de garantia de mercado a empresas de transporte marítimo dos EUA nas operações domésticas, o Programa de Segurança Marítima e o programa Comida para Paz, de ajuda humanitárias internacional através da frota de bandeira dos EUA. Foi decidida a implementação de uma ampla estratégica marítima nacional, capaz de atuar como uma diretriz política de longo prazo para manter a indústria marítima forte e capaz de enfrentar novos desafios no futuro.
Entre os congressistas estão: Duncan Hunter (R-Calif.), president do comitê da Coast Guard and Maritime Transportation; John Garamendi (D-Calif.), membro do comitê da Coast Guard and Maritime Transportation; Bennie Thompson (D-Miss.), membro do comitê de Segurança Nacional (Homeland Security) e Cedric Richmond (D-La.), co-fundador do grupo parlamentar da Indústria Marítima.
Congressista Hunter disse que um dos objetivos é assegurar recursos do orçamento do governo para o Programa de Segurança Marítimo. Garamendi ressaltou que a luta pela marinha mercante e a indústria marítima do EUA é parte de uma luta maior na definição dos recursos orçamentários. Um desse programas é o PL 480, criado em 1954, para transportar por via marítima, em navios dos EUA, alimentos produzidos pelas fazendas norte-americanas para países em necessidade. Além de manter a capacidade de transporte marítimo em caso de necessidade militar o programa gera 44 mil empregos em 28 estados da União. No total mais de 500 mil empregos são gerados no EUA devido a reserva de mercado do Jones Act que assegura que o transporte marítimo e fluvial em território dos EUA seja realizado por navios construídos em estaleiro locais e equipamentos por cidadãos americanos.