Estaleiro de Eike começa a operar no fim do ano

  • 05/09/2013

O estaleiro OSX, do empresário Eike Batista, localizado no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, começará a operar no final deste ano ou no início de 2014. Apesar de ter perdido parte dos contratos, o estaleiro deverá operar com apenas 40% de sua capacidade total, conforme disse nesta quarta-feira ao MM, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, Edson Carlos Rocha.

“Como Eike perdeu parte dos contratos, não é interessante, neste momento, construir o estaleiro de acordo com o projeto inicial”. Segundo Rocha, após conversa com a diretoria do estaleiro, será construída uma parte e depois do crescimento do estaleiro (com novos contratos) as obras voltarão ao projeto inicial. Ele acrescentou que, até o momento, já foram investidos cerca de R$ 1,7 bilhão que é a parte que Eike tinha do financiamento do Fundo de Marinha Mercante.

O estaleiro, de acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, se fosse construído conforme o projeto inicial, iria gerar cerca de 5 mil empregos diretos. No entanto, diz, como será feito só uma parte, esse número cai para algo em torno de 3 mil empregos. E frisou que, para não perder os contratos restantes, o estaleiro está construindo os blocos em outros estaleiros como, por exemplo, o Mauá, em Niterói.

Fonte: Monitor Mercantil/Sergio Barreto Motta
05/09/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |