Mais duas embarcações financiadas pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) foram concluídas em Santa Catarina

  • 06/11/2013

Ambas destinam-se ao apoio a atividades de extração de petróleo na Bacia de Campos e são contratadas pela Petrobras. Administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), o Fundo financia parte da construção de embarcações e estaleiros no Brasil.

O barco Starnav Ursus, modelo PSV 4.500 Fluid Carrier (adaptado para o transporte de fluidos a serem utilizados nas plataformas) possui 91 metros de comprimento, 6,25 metros de calado máximo e capacidade de carga de 4.500 toneladas. Tem valor total de R$ 80 milhões, dos quais 82% são financiados pelo FMM, por meio do BNDES, e com conteúdo nacional de 65%. A embarcação foi construída no Estaleiro Detroit Brasil, no estado catarinense.

A outra embarcação foi construída no Estaleiro Navship. Trata-se do barco Bram Buccaner, modelo PSV NA 300E CD (adaptado para transporte e suprimentos em geral), que possui 92,6 metros de comprimento e 6,35 metros de calado. O projeto, que teve 72% dos componentes de fabricação nacional, contou com um investimento total de R$ 78 milhões, dos quais 77% foram financiados pelo Fundo por meio do BNDES e do Banco do Brasil.

No total, foram 282 embarcações e seis projetos em estaleiros concluídos desde 2007 com recursos do Fundo da Marinha Mercante. Atualmente, há em andamento outras 162 embarcações e 10 obras em estaleiros financiadas pelo FMM. (CM)

Fonte: Ministério dos Transportes.
06/11/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , , |