Novo estaleiro de Itajaí tem previsão de começar operações em 2015

  • 06/11/2013

Nos últimos cinco anos, a indústria naval retomou o crescimento no país. O fermento para a expansão veio da exploração off-shore de petróleo em águas profundas e distantes da costa. De olho no evidente potencial deste mercado, um novo estaleiro será instalado no Litoral Norte catarinense. O projeto é da empresa Arxo, de Balneário Piçarras, que nasceu em Itajaí e está voltando às origens.

Orçado em R$ 30 milhões, o empreendimento deve gerar 300 empregos diretos quando estiver em plena operação. O prédio principal terá um pé direito de 25 metros de altura. A área total construída será de 8,1 mil metros quadrados em um terreno com 15 mil metros quadrados, no Bairro Salseiros, às margens do Rio Itajaí-Açu.

A unidade prevê a construção de peças e blocos para embarcações com o objetivo de atender a demanda dos estaleiros instalados na região. O Estaleiro Arxo terá pontes rolantes com capacidade de movimentar 100 toneladas e guindastes para até 200 toneladas. A previsão é que o estaleiro entre em operação no ano de 2015 e a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 150 milhões em três anos, após o início das atividades.

Potencial

“O mercado brasileiro de off-shore está com um potencial de crescimento muito grande e como nossa matriz era em Itajaí e depois nos transferimos para Balneário Piçarras, achamos uma ótima oportunidade para retornar ao município com a instalação do estaleiro. Além disso, a mão de obra qualificada e a posição logística da cidade, que está localizada na beira do rio, vai nos dar vantagens em relação aos concorrentes no transporte dessas peças produzidas” explica o diretor comercial e de marketing da Arxo, Cidemar Dalla Zen.

Nesta quinta-feira, a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realiza uma audiência pública, para discutir o licenciamento ambiental para a instalação do Estaleiro Arxo. A audiência, prevista para começar às 19h, acontece no auditório do Hotel Sandri, em Itajaí. Na ocasião, será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do estaleiro.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
06/11/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |