Primeira balsa brasileira de lançamento de dutos é batizada no Rio de Janeiro

  • 04/12/2013

A Locar batizou na semana passada a primeira balsa de lançamento de dutos produzida no Brasil. Denominada Locar Pipe, a embarcação vai atender ao mercado de óleo e gás. De acordo com a companhia, o primeiro contrato já está sendo negociado para 2014. O batismo foi realizado na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. A balsa demandou investimentos de US$ 140 milhões.

Com o casco feito em Belém, a embarcação foi rebocada para o Rio de Janeiro e finalizada na Ilha do Governador. Com 87,5 metros de comprimento, a balsa tem 30 metros de largura e seis metros de profundidade.  A Locar Pipe conta com um heliponto, um guindaste de 400 toneladas sobre ringer e flotel para até 150 pessoas.

De origem italiana, o equipamento de lançamento de dutos tem capacidade de lançar dutos de 6 a 34 polegadas, com solda 100% automatizada. O índice de nacionalização da Locar Pipe é de 70%. O projeto foi desenvolvido pela própria Locar e a embarcação será a única com capacidade para atuar no lançamento de dutos em águas rasas, com profundidade de até 100 metros.

Fonte: Portos e Navios
04/12/2013|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |