FPSO Cidade de Ilha Bela chega ao Brasil para integração de módulos

  • 08/01/2014

O FPSO Cidade de Ilhabela chegou ao Brasil para terminar sua construção com a integração de mais 10 módulos, do total de 18, que formam o sistema de produção da plataforma. A integração será realizada no Estaleiro Brasa, na Baía de Guanabara, em Niterói (RJ).

O Estaleiro é uma associação entre a SBM, gestora de ativos offshore com sede em Mônaco, e o grupo Synergy de German Efromovich. O FPSO Cidade de Ilha Bela será finalizado no Brasil, contribuindo para o conteúdo local. A conversão do casco e parte da construção foi realizada no estaleiro CXG, na China. A plataforma está prevista para entrega em setembro de 2014, para iniciar produção no campo de Sapinhoá Norte, operado pela Petrobras (45%) que tem como sócios a BG (30%) e a Repsol (25%).

O FPSO Cidade de Ilha Bela é uma plataforma tipo FPSO de terceira geração, de 22 mil toneladas, propriedade da SBM e da Queiroz Galvão Óleo e Gás.

A SBM vem contribuindo para o programa de aumento da produção de petróleo da Petrobras, com previsão de entrada em produção de seis novos sistemas de produção nos próximos 18 meses. O FPSO Cidade de Paraty iniciou produção em junho de 2013. As próximas unidades de produção serão Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, previstas para operar no campo offshore de Lula, com entregas previstas no final de 2015 e início de 2016, respectivamente.

 

Fonte: Up Stream