A dinamarquesa Maersk Line, maior armador no transporte de contêineres do mundo, anunciou ontem a criação da Sealand, um empresa regional dedicada ao tráfego intra-Américas. A Sealand iniciará as atividades em 1º de janeiro de 2015. Terá uma estrutura similar às outras empresas regionais da companhia: a MCC (intra-Ásia) e a Seago Line (intra-Europa), informou o armador por meio de nota.
O serviço existente intra-Américas operado pela Maersk Line servirá de base para a Sealand. Segundo o comunicado, a Maersk Line iniciará a transição das suas atividades intra-Américas para a nova empresa durante este ano.
De acordo com o presidente da Maersk Line no Brasil, Peter Gyde, a movimentação brasileira nesse tráfego é de cerca de 1,1 milhão de Teus (unidade de um contêiner padrão de 20 pés), cerca de 20% das trocas comerciais do Brasil com o resto do mundo via transporte marítimo de contêineres.
“É um importante e crescente mercado para o desenvolvimento regional”, disse Gyde ao Valor. Mas a fatia da Maersk Line hoje neste trade é pequena, disse ele, sem detalhar percentuais. “Há espaço para a concorrência”.
Para Gyde, a Sealand trará uma oferta de serviço única, dedicada ao atendimento das necessidades específicas dos clientes regionais. A Maersk Line irá se concentrar no transporte de longo curso para Europa, Ásia e Oriente Médio.
A Sealand também compartilhará alguns serviços operacionais específicos da Maersk Line, como finanças, operações terrestres e recursos humanos. A nova empresa terá equipes locais de vendas e suporte ao cliente na América do Norte, Central e do Sul, e no Caribe. Será dirigida pelo executivo Craig Mygatt, veterano da Maersk Line. A sede ficará nos Estados Unidos.
“Escutamos os nossos clientes, que nos disseram que valorizam os serviços da Maersk Line, mas que existe a necessidade de uma maior estabilidade e compromisso. Essa foi uma das principais razões para o aprimoramento e reestruturação de nossas soluções intra-Américas”, disse Mygatt, na nota divulgada pelo armador.
Fonte: Valor Econômico – Fernanda Pires