Polo naval de Rio Grande deverá alavancar obras viárias no sul

  • 06/01/2014

Os investimentos no polo naval de Rio Grande (RS) devem alavancar o desenvolvimento da região, tornando-a uma das mais promissoras no estado para o segmento de serviços de engenharia de obras viárias. A aposta do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-RS) é que o ano de 2014 traga importante avanço na estrutura das estradas, ainda carentes de melhorias.

— Temos diversas empresas que possuem expertise em fazer as consultoria em projetos e podemos ajudar muito nesse processo.

A região sul possui um polo naval importante e que vinha com um déficit significativo de obras viárias – comentou o vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sinaenco-RS, Ricardo de Magalhães Santiago. O cenário atual é preocupante já que ao longo dos anos houve um crescimento muito grande da economia gaúcha e nacional, porém a infraestrutura não acompanhou esse processo.

— A sociedade vem crescendo e o país crescendo também, mas as rodovias não acompanharam – completou Santiago.

Dados da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) mostram bem essa realidade. Enquanto em países como os Estados Unidos o custo em logística nas indústrias é de 8% a 8,5%, no Rio Grande do Sul esse índice chega a 18%. Entre as obras apontadas como prioritárias está a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte. Essa travessia ainda é feita com uso de lanchas (para o transporte de passageiros) e balsas (para veículos).

 

Fonte: Canal do Transporte / Conexão Marítima

 

06/01/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |