Reciclagem de navios mantém níveis elevados

  • 21/01/2014

O recorde em demolição de navios para reciclagem do aço ocorreu em 2012, foram sucateados 58,1 milhões de TPB (toneladas de porte bruto que mede a capacidade de carga de um navio). Em 2013, o total sucateado foi de 44,6 milhões de TPB. O gráfico mostra que de 2004 a 2007 o volume de demolição de navios foi em média de 7,1 milhões de TPB. A crise de 2008 reduziu o volume do comércio mundial, com impacto no transporte marítimo que transporta a maior parte da carga mundial. De 2008 a 2012, a média de sucateamento de navios e sua demolição foi de 35,2 milhões de TPB. Em 2013, o sucateamento de navios indicou uma redução, a primeira desde 2010.

A redução da demolição de navios de 2013 tem como motivos a melhoria do faturamento do segmento de transporte de granéis sólidos (minérios e grãos) e a redução da frota ocorrida com o sucateamento de navios desde 2008. O sucateamento de graneleiros somou 21,6 milhões de TPB, em 2013.

No segmento de petroleiros o sucateamento de navios, em 2013, foi de 10,9 milhões de TPB. A reciclagem de 17 VLCC (Very Large Crude Carriers) representou metade do total.

No segmento de navios porta contêineres a reciclagem representou 6 milhões de TPB, em 2013. Foi o único segmento em que a reciclagem aumentou em relação a 2012. Um recorde de 66 navios porta contêineres tipo Panamax foram sucateados, indicando a falta de competitividade desse navios cujos projetos foram superados por modelos maiores e com uso mais eficiente de combustíveis.

Clarkson Research Services

 

Fonte: Clarksons SIN – por Samantha Barnwell

 

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