Conselho Diretor do FMM vai analisar prioridade para a construção de embarcações e estaleiros

  • 07/02/2014

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) se reúne, nesta sexta-feira (07/02), em Brasília, para analisar a concessão de prioridade a projetos de oito empresas que solicitaram financiamentos do Fundo, que somam um investimento total de R$ 3 bilhões. Esses projetos abrangem a construção de 22 embarcações e três pedidos de suplementação de recursos para projetos já contratados. Essa será a 24ª reunião ordinária do Conselho.

Gerenciado pelo Ministério dos Transportes, o Fundo financia até 90% do valor dos projetos. A definição do percentual de financiamento depende do conteúdo nacional de cada projeto e do tipo da embarcação, nos termos das regras previstas na Resolução n° 3.828, de 2009, do Conselho Monetário Nacional (CMN). A partir da publicação do resultado da Reunião no Diário Oficial, as empresas terão 360 dias para efetivar a contratação dos projetos com os agentes financeiros, o que possibilitará o início do repasse dos recursos.

O Fundo da Marinha Mercante é a principal fonte de financiamento de longo prazo destinada a promover o desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileira. Em 2013, foram concluídos 77 embarcações e quatro estaleiros, todos financiados pelo Fundo. No último ano, foi atingido ainda o patamar recorde de R$ 5 bilhões investidos pelo Fundo em financiamentos. (CM)

 

Fonte: Ministérios dos Transportes

 

07/02/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |