Estudo da Allianz analisa perdas acidentes no transporte marítimo

  • 13/03/2014

As perdas com acidentes no transporte marítimo continuaram sua tendência de redução, com 94 sinistros ocorridos em 2013. Pela segunda vez em 12 anos ficaram abaixo dos 100 acidentes anuais, com navios de grande e médio portes (acima de 100 GT), informa a seguradora internacional Alians Global, durante encontro sobre segurança no transporte marítimo.

As perdas registradas foram 20% menores que em 2012, quando 117 sinistros ocorreram. Considerando o período de 10 anos, até 2013, as perdas no transporte marítimo mundial foram 45 menores.

“Mais de 90% do comércio mundial é realizado através dos oceanos, por isso a segurança dos navios e das rotas marítimas é crítico para a expansão da economia global”, disse Tim Donney, presidente da Marine Risk Cosulting, “apesar dos resultados favoráveis ainda existe muito a ser feito para ampliar a segurança do transporte marítmo, em especial na Ásia. O erro humano ainda é uma das causas relevantes que não pode ser ignorada, sendo a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos um dos desafios para o futuro”.

A Ásia tem maio número de acidentes

Mais de 30% dos acidentes estão concentrados em duas regiões marítimas: Sul da China, Indo China, Indonésia e Filipinas; região que registrou 18 perdas de navios, liderando como a mais perigosa. Em seguida vem a região do Japão, Coréia e Norte da Chian, com 17 perdas de navios.

Dois anos depois do acidente com o Costa Concordia, provocando maior rigor com a segurança no transporte de passageiros, a Ásia continua como a área que registra o maior número de perdas de navios de passageiros, em especial navios menores e Ferry Boats, de transporte de passageiros e automóveis.

Nos registros mundiais mais de um terço da perda de navios ocorreram com navios de pesca industrial e de navios graneleiros, de transporte de grãos ou minérios. A causa mais comum de acidentes com perdas de navios são as tempestades.

Em 2013, 2.596 vidas foram perdidas em acidentes marítimos, sendo 464 na região do Mediterrâneo e do Mar Negro, incluindo acidente com o Hantallar, de 108 anos, o navio mais antigo acidentado em 2013, que encalhou na costa da Turquia. As ilhas Britânicas registram o maior número de perdas de vida. No hemisfério Norte, janeiro é o mês mais perigoso, registrando o maior número de perdas de vida. No hemisfério Sul, o pior mês é julho

Ataques de piratas

Em 2013, ataques de piratas registrados foram 264, com redução e 11% em relação a 2012. Do total 106 foram registrados na Indonésia, com aumento de 700% desde 2010, a maior parte ações de oportunidades realizada por pequenos grupos e furtos. No último trimestre de 2013 foi registrado aumento da pirataria, indicando que a situação pode evoluir para atos de pirataria mais organizados e em maior escala, caso não seam contidos.

Além da Indonésia e da costa da Somália (África), onde os ataques se reduziram de 160, em 2011, para sete, em 2013, a região do Golfo de Guiné, (África), é a nova área de perigo, com 48 ataques, em2013.

 

Fonte: World Maritime News – Allianz Global Corporate & Specialty

 

13/03/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |