O gráfico ilustra a evolução dos transporte marítimo mundial que atingiu a marca de 10 bilhões de toneladas transportadas por navios através dos oceanos. O gráfico mostra o forte crescimento do transporte marítimo mundial, nos últimos 30 anos. Duplicou desde 1995 e triplicou desde 1984. Outra marca importante foi atingida em 2002, que é o transporte de um milhão de toneladas por habitantes no mundo. A estimativa atual é 1,4 milhões de toneladas, por habitante no transporte marítimo. A estimativa é que a China foi responsável por metade o acréscimo de quatro bilhões de toneladas de transporte marítimo desde 2002.
Entre 2002 e 2014 o transporte de contêineres representou aumento de 931 milhões de toneladas, minério de ferro representou aumento de 815 milhões de toneladas, carvão representou 605 milhões de toneladas. O aumento do transporte marítimo nesses três itens representou pouco mais da metade do crescimento no período. O transporte marítimo de petróleo apresentou expansão modesta de 250 milhões de toneladas, desde 2002.
As previsões dos analistas em comércio internacional falharam ao subestimar a expansão da indústria siderúrgica da China, e também ao avaliar mal a produção de energia nos EUA, com impacto no transporte de óleo e gás. O transporte de carga em contêineres foi maior que a prevista.
Para o próximo período até 2024 é razoável esperar um crescimento anual do transporte marítimo mundial de 4% ao ano, para atingir 15 bilhões de toneladas. Cerca de 20 bilhões de toneladas é a marca prevista para 2031. O transporte marítimo continuará transportando 90% do todo comércio mundial.