O Grupo CBO entrega o 'CBO Ipanema'

  • 08/05/2014

O Grupo CBO batiza e entrega para operações nesta quinta-feira (8) o navio de apoio marítimo “CBO Ipanema”

Trata-se do 23º navio da frota da CBO. É um navio de apoio marítimo do tipo PSV 4.500 (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Inicia imediatamente operações para a Petrobras.

O “CBO Ipanema” terá como madrinha Elza da Conceição Coelho Fortes, esposa do Abelardo Fortes, o primeiro funcionário da CBO, atualmente coordenador de manutenção dos motores dos navios de propulsão diesel-elétricos, os mais modernos da frota da empresa.

O presidente do Grupo CBO, Luiz Maurício Portela, destacou que a escolha de Elza para madrinha do “CBO Ipanema” visa homenagear os homens e mulheres que trabalham na empresa. “As pessoas são o verdadeiro fator de produtividade. Através de Dona Elza demonstramos a trajetória vencedora do Abelardo Fortes, que ingressa na CBO em 1978 e, atualmente, é o coordenador de manutenção certificado pelo fornecedor dos motores”.

Frota em expansão
A CBO venceu a licitação da Petrobras para operação de mais dois navios de apoio marítimo tipo PSV, e de quatro navios de reboque, suprimento e manuseio de âncoras (AHTS).

Estas novas encomendas vem se somar à construção de dois navios tipo OSRV (Oil Spill Response Vessel) encomendados pela Asgaard Navegação. Todos serão construído no Brasil, nos estaleiros do Grupo CBO: Aliança, Oceana e Aliança Offshore.

“O Grupo CBO, com seus novos acionistas Vinci Partners, P2Brasil e BNDESPar, está posicionado no mercado de serviços offshore e de construção naval, iniciando uma nova fase da sua bem sucedida existência”, disse Luiz Maurício Portela.

Sobre o CBO Ipanema
O CBO Ipanema foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual.

A embarcação continua a série de navios tipo PSV 4.500, sua principal característica é a capacidade de transportar fluidos utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo offshore. Tem sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial, para maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo e sondas de perfuração. O sistema de posicionamento dinâmico opera em redundância para maior segurança. O sistema de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite, permite troca de dados em tempo real e benefícios de comunicação e entretenimento para a tripulação, nos momentos de descanso.

Neste navio o Estaleiro Aliança utiliza a verticalização da sua produção, com o processamento, corte, conformação e pintura básica realizada na unidade industrial Aliança Offshore, localizada em São Gonçalo.

Fonte: Portos e Navios

 

08/05/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: |