Prevendo o futuro na demanda por navios

  • 16/05/2014

A pergunta para o futuro do transporte marítimo é: qual a velocidade que novos navios serão necessários? Em 2013 foram investidos US$ 115 bilhões em novas construções de navios. A previsão de uma vigorosa expansão do comércio mundial não pode ser ignorada. A dificuldade é a exata quantificação da demanda.

Seaborne-Trade-World-GDP-ratio

 

Expansão mais rápida que o PIB mundial

O transporte marítimo, nos últimos 50 anos desde 1963, cresceu 4,5% ao ano e o PIB mundial cresceu, em média, 3,7% ao ano. O volume do comércio marítimo cresceu 722% e o PIB mundial expandiu 501%.

Mudanças estruturais

O gráfico demonstra que não é simples construir um multiplicador para prever a expansão da demanda por navios em relação a evoluções do PIB mundial. A tendência analisada desde 1963 mostra um momento em que os países da Europa se ajustaram ao cenário de um comércio global livre, com importações massivas de minério de ferro e petróleo.

Em 1980 ocorreu o colapso do comercio mundial em resposta aos aumentos dos preços do petróleo. No anos 2000 o comércio mundial mostrou redução nas taxas de expansão, como as economias da Europa crescendo menos e aumentando o valor dos serviços na formação do PIB. Foi uma mudança que escondeu, de certa maneira, o avanço das importações da China.

Um novo mundo

O que pode ser dito é que as tendências de demanda são relevantes, mas as mudanças estruturais podem ter impacto igualmente relevantes. Atualmente os elevados preços da energia estão contendo a expansão do comércio mundial de petróleo. Os países emergentes, fora do eixo da Europa, representam cada dia maior relevância no comércio mundial e estão apresentando um novo ritmo de expansão. Embora a taxa de expansão do comércio mundial de 4,5% seja razoável, é necessário lembrar que, com mudanças estruturais, fortunas podem ser ganhas e perdidas no transporte marítimo mundial.

Fonte: Clarksons SIN, por Martin Stopford

 

16/05/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: |