Wilson Sons Estaleiros lança ao mar RSV da Fugro Brasil

  • 27/05/2014

Wilson Sons Estaleiros lançou ao mar nesta segunda-feira (26) o RSV (Remotely Operated Vehicle Support Vessel) “Fugro Aquarius”. Essa é a primeira embarcação de apoio offshore construída pela companhia para terceiros, encomendada em dezembro de 2011 pela Fugro Brasil. O investimento é de cerca de R$ 190 milhões e a entrega final está prevista para setembro, após as fases de acabamento e comissionamento, que acontecerão com a embarcação na água.

“Esse ROVSV é muito emblemático para a Wilson Sons Estaleiros, já que é a primeira vez que construímos um barco para atender ao mercado de petróleo e gás para outra empresa”, conta o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza. “Já possuímos grande experiência na montagem de PSVs (Platform Supply Vessels) para a frota da Wilson Sons Ultratug Offshore, mas agora vivemos um novo momento. Vamos buscar novos contratos e ampliar ainda mais nossa gama de embarcações.”

A montagem durou um ano e quatro meses. O ROVSV tem 83 metros de comprimento, 18 metros de boca, porte bruto de 1,9 mil toneladas e está equipado com dois veículos subaquáticos remotos, que permitem a observação e montagem de estruturas submarinas offshore. A embarcação conta com tecnologia e projeto de engenharia da holandesa Damen e terá propulsão diesel-elétrica.

O Fugro Aquarius foi construído no estaleiro Guarujá II da Wilson Sons, no Guarujá (SP), que completou um ano em abril. A unidade elevou a capacidade de processamento de aço da companhia de 4,5 mil toneladas para 10 mil toneladas por ano, o que permitiu a assinatura de contratos com terceiros.
Ao todo, 254 profissionais trabalharam na construção do ROVSV. A Wilson Sons Estaleiros possui contrato com a Oceanpact para mais quatro embarcações de apoio offshore do tipo OSRV (Oil Spill Recovery Vessels), especializadas no combate ao derramamento de óleo.

Fonte: Portos e Navios / Wilson, Sons

 

27/05/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |