Com faturamento equivalente a R$ 35 bilhões no ano passado, o grupo japonês de navegação Mitsui O.S.K. Lines avança no mercado de logística brasileiro por meio de uma aquisição. A companhia firmou um memorando de entendimentos para comprar metade da Viken Shuttle – controlada pelo grupo norueguês Viken Shipping.
A Viken Shuttle tem cinco navios voltados ao transporte de óleo e gás (chamados de “shuttle tankers”). Esses ativos são usados na prestação de serviços para a estatal Petrobras em contratos que duram de 5 a 15 anos. Os contratos são firmados com a Petrobras Transporte (Transpetro) para o chamado fretamento “a casco nu” e o afretador tem a posse e controle da embarcação.
O memorando de entendimentos entre as duas empresas para a operação foi firmado em abril. Apesar de o valor do negócio não ter sido divulgado, sabe-se que – somados – os cinco navios têm o valor de US$ 472 milhões (ou cerca de R$ 1 bilhão). Eles foram construídos entre julho de 2012 e janeiro de 2013.
Em todo o país, há apenas 40 navios que realizam a mesma operação. A participação de mercado da Viken Shuttle pode chegar a 12,5%. Em todo o mundo, são 85 navios do mesmo tipo.
Após a operação, a Mitsui terá 50% da joint venture que será criada, batizada de Newco. Essa empresa deterá integralmente a Viken Shuttle. A outra metade ficará com a Viken Shuttle Holding AS.
O faturamento da Viken Shuttle é oriundo exclusivamente de operações realizadas no Brasil. Em 2013, sua receita bruta ficou em R$ 123 milhões. Entre os potencial clientes, além da Transpetro, estão grandes empresas petroleiras como a BP, a Shell e a Statoil. Em todo o mundo, o grupo Viken faturou pouco mais que o dobro daquele registrado exclusivamente em território brasileiro. No total, as receitas registradas foram equivalentes a R$ 252 milhões.
A japonesa Mitsui tem uma frota composta por navios graneleiros especializados em minério de ferro, carvão e madeira. Além disso, também tem petroleiros que transportam petróleo bruto e gás natural liquefeito (GNL). Ainda opera o transporte de produtos manufaturados, como automóveis e outros industriais em contêineres.
Com 130 anos de existência, a Mitsui O.S.K. Lines tem vários acionistas. Entre eles, Mitsui Sumitomo Insurance, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e Japan Trustee Services Bank.
O pedido para aprovação da operação foi encaminhado recentemente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Entretanto, o órgão antitruste do país ainda não divulgou uma definição pública sobre o assunto. As requerentes já argumentaram à instituição que não há sobreposição vertical dos negócios após a operação e ainda esperam que haja a aprovação do órgão antitruste brasileiro “sem quaisquer restrições”.