Statoil divulga visão de energia até 2014

  • 13/06/2014

A Statoil publicou hoje seu relatório anual Perspectivas para a Energia, analisando o desenvolvimento da macroeconômica e do mercado de energia até 2040.

A economia global continua a impulsionar a demanda por energia. Mantendo a tendência atual de aumento da eficiência energética, misturas na composição dos combustíveis (bio fuels) e a mudança da estrutura econômica haverá redução da demanda energética dos países União Européia até 2014.

A demanda por energia primária aumenta 44%, no cenário de referência; aumenta 4% se prevalecer o cenário com políticas de baixas emissão de carbono; e aumento 26% no cenário de paralisia política em relação a misturas nos combustíveis e de controle de emissões.

Em todos os cenários o maior crescimento da demanda virá dos países emergentes, fora da Europa, em função da expansão econômica, maior urbanização e melhorias no padrão de vida.

No cenário referência a economia global poderá crescer a uma taxa anual de 3%, nas próximas três décadas, sendo a expansão média na Europa de 1,9% e nos países emergentes de 4,5%.

Mix da energia

O cenário de referência indica aumento da demanda por todos os tipos de fontes de energia: Petróleo = + 0,6%; Renováveis = + 8%.

A previsão de aumento de fontes renováveis indica que a participação da energia renovável aumenta de 1% para 7%, no mix da energia, e o petróleo cai de 81% para 75%.

A análise confirma resultados apresentados pelo IEA (International Energy Agency) de que o petróleo e o gás natural ainda são dominantes no mix da oferta energética nos próximos trinta anos. Considerando a maturidade e declínio natural da produção dos campos de petróleo e gás serão necessários investimentos para manter e ampliar a produção atual.

Maior importância do gás

O gás natural terá sua importância ampliada devido a suas características de energia limpa (em relação ao carvão e ao petróleo). Este motivo indica a previsão de expansão da demanda por gás natural para 1,4% ao ano. O gás se torna o mais provável substituto para o carvão, pela sua crescente disponibilidade e custo de exploração, conforme demonstra o aumento da produção de gás não convencional (shale gas) nos EUA.

Fonte: Statoil
13/06/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |