O Tecon Rio Grande bateu, em maio, seu recorde histórico em cabotagem – movimentação de cargas entre portos de um mesmo país. Ao todo, foram movimentados 3.900 TEUs (unidade de medida padrão para contêiner de 20 pés), representando um crescimento de 26,9% em relação ao mesmo período de 2013.
No acumulado do ano, o incremento verificado foi de 9,3% no comparativo com o mesmo período. Entre os fatores que contribuíram para este resultado, está o bom desempenho da safra gaúcha, especialmente o arroz, responsável por 77% dos embarques, além da abertura de novas rotas, incluindo São Luís (MA) e Belém (PA), e a retomada dos embarques diretos a Manaus (AM) sem a necessidade de transbordo.
“Os investimentos dos armadores, focando na modernização e aumento da frota, com destaque aos novos navios com capacidade para 4.800 TEUs, também foram essenciais para o crescimento da cabotagem. Apostamos que o Rio Grande do Sul vai acompanhar o crescimento anual de 10% previsto para a cabotagem no Brasil”, destaca o diretor comercial do Tecon Rio Grande Thierry Rios.