Plataforma em Angra espera apenas visita de Dilma Rousseff para inauguração

  • 25/07/2014

RIO – A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que cobra dos estaleiros diariamente (e muitas vezes de madrugada) o cumprimento dos prazos de entrega de suas plataformas para o pré-sal, enfrenta uma situação inusitada: o navio-plataforma (FPSO) Cidade de Mangaratiba, que vai para o pré-sal na Bacia de Santos, está pronta no Estaleiro Brasfels desde o fim do mês passado. A Modec, proprietária da unidade afretada para a Petrobras, chegou a pagar R$ 4 milhões de bônus ao estaleiro por ter sido entregue com três semanas de antecedência.

A plataforma continua, contudo, no estaleiro ancorada aguardando a visita da presidente Dilma Rousseff. A presidente, como candidata à reeleição, mão pode participar de solenidades de inauguração ou entrega de obras, e por isso ela iria participar nesta quinta-feira de uma visita ao estaleiro Brasfel para conhecer o Cidade de Mangaratiba. Seria um evento importante em Angra dos Reis, reduto do PT. Dilma Rousseff acabou cancelando a visita para ir ao sepultamento do escrito Ariano Suassuna, em Pernambuco.

A Plataforma alugada pela Petrobras é da Modec e ficou em testes de inclinação até o dia 23 de julho. E desde o dia 26 de junho do mês passado a unidade já estava ancorada à disposição da Modec, que no entanto aguarda a palavra final da Petrobras para deslocar a unidade.

A plataforma não pode demorar muito para seguir para a Bacia de Santos, pois será conectada aos poços no pré-sal no campo de Iracema Sul, na Bacia de Santos. A plataforma tem capacidade para produzir 150 mil barris diários e a previsão é de iniciar a produção no quato trimestre do ano.

Em nota, a Petrobras disse que “o prazo de entrega da plataforma para a Petrobras é 23 de agosto de 2014, mas as equipes técnicas da empresa e de suas contratadas estão trabalhando para adiantar essa data para 15 de agosto”. A estatal informou ainda que a unidade passa por atividades de comissionamento e testes.

“Portanto, nenhum bônus foi pago pela Petrobras referente à entrega da plataforma”, destacou a empresa.

Fonte: O Globo – Ramona Ordoñez
25/07/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |