Prevista operações com porta-contêineres de 24 mil TEUs

  • 02/07/2014
Magleby Maersk: capacidade de 18.270 teu

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A previsão da Ocean Shipping Consultants (OSC) é que a construção de um navio porta-contêinere com capacidade para 24 mil TEUs (unidade de contêinere de 20 pés) pode começar em 2016. Isso representa cinco mil contêineres a mais que o maior navio atualmente em operação.

O navio gigante deverá medir 430 metros de comprimento por 62 metros de largura, exigindo 16 metros de profundidade para operação portuária. O calado do navio (profundidade mínima exigida) é a mesma de outros navios porta-contêineres de grande porte atualmente em operação.

As análise de viabilidade técnica demonstram que o porta-contêineres de 24 mil poderá ter um custo de operações até 17% inferior ao porta-contêineres de 16 mil. A migração para navios de transporte de contêineres ainda maiores é tendência inevitável. Os estaleiros da Coréia do Sul são os que estão melhores preparados para a construção dos super navios.

O primeiro impacto dos super navios será o aumento da atividade de transferência de contêineres nos portos concentradores para navios que atenderão aos portos regionais de menor porte. Significa que os portos concentradores terão que realizar investimentos para atender a nova demanda.

 

Fonte: World Maritime News
02/07/2014|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |