O estaleiro Hyundai Heavy Industries, da Coréia do Sul, considerado o maior estaleiro do mundo, apresentou prejuízo de US$1,08, no segundo trimestre de 2014. O presidente do estaleiro, Kim Oyhium, disse que apesar do desempenho ser inferior às ambiciosas metas novas encomendas de cinco porta-contêineres com capacidade para 19 mil contêineres e uma sonda de perfuração semissubmersível, serão as maiores já construídas no mundo.
A liderança técnica do Hyundai é confirmada na construção da primeira unidade flutuante de regaseificação para a Hoegh LNG, da Noreuga. A recuperação da economia mundial ocorre de forma lenta tornando tornando complexo e incerto o ambiente de negócios. Apesar dos desafios o estaleiro ainda aposta que em 2014 vai atingir a meta de ter uma carteira de encomendas no valor de US$ 29,6 bilhões.
A análise do Hyundai para a demanda por categorias de navios indica o seguinte cenário:
VLLC – petroleiros de grande porte: a demanda do mercado asiático se mantém firme, com o aumento das importações de petróleo.
Graneleiros – a demanda deve crescer com o aumento das importação de minério de ferro da China.
Porta-contêineres – a demanda por navios de grande porte apresentará pequeno aumento com a disputa entre os operadores de frota para reduzir custos.
Gaseiros – a demanda vai aumentar com a expansão das exportações de gás dos EUA.
Sondas – a demanda deve reduzir em função da quantidade de novas construções em andamento.
A estratégia anunciada pelo Hyundai é de ampliar seu foco nos segmentos de maior demanda, promovendo as vantagens dos seus projetos de navios eco-orientados (eco friendly) para conquistar a preferência dos grandes operadores. Reestruturação dos negócios e remanejamento de pessoal estão entre as medidas para cortar custos e aumentar a eficiência.